Dívidas de clientes de gás natural subiram 17% até Setembro

A dívida vencida dos consumidores de gás em Portugal passou de 36 milhões de euros no início do ano para 42 milhões em Setembro, alertou esta quarta-feira o líder da associação das empresas de gás, Carlos Gomes da Silva.
GÁS SINES
Pedro Elias/Negócios
Miguel Prado 12 de Novembro de 2014 às 15:32

As dívidas vencidas de clientes de gás natural em Portugal atingiram no final de Setembro os 42 milhões de euros, mais 17% do que no início do ano, segundo dados revelados esta quarta-feira pelo presidente da AGN - Associação Portuguesa das Empresas de Gás Natural, Carlos Gomes da Silva.

 

PUB

Durante o encontro anual da AGN, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Carlos Gomes da Silva sublinhou que "nenhuma empresa subsiste de forma sustentada se tiver níveis de risco desta natureza". Por isso, defendeu o dirigente da AGN, que é também administrador da Galp Energia, "a criação regulatória de mecanismos que mitiguem este risco é essencial".

 

O alerta deixado por Carlos Gomes da Silva teve resposta pronta do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que na mesma conferência explicou que "a questão do risco da dívida [de clientes] é uma questão que o Governo está a ponderar", no sentido de encontrar instrumentos, ao nível da regulação, que permitam reduzir o impacto nas empresas.

PUB

 

"Esta questão da dívida tem sido levantada pelos operadores e há pequenas afinações que iremos fazer", acrescentou o secretário de Estado da Energia. Segundo Artur Trindade, um dos factores que contribuem para o avolumar das dívidas é a troca sucessiva de fornecedor por parte de clientes que têm pagamentos em atraso.

 

PUB

O presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos, reconheceu que o funcionamento da mudança de comercializador no gás natural pode melhorar. "Na nossa análise de reclamações existem indícios de que poderá haver melhorias em relação ao funcionamento da plataforma de mudança de comercializador", afirmou o presidente da ERSE no encontro da AGN em Lisboa.

 

Saber mais sobre...
Saber mais AGN gás natural dívidas clientes energia
Pub
Pub
Pub