EDP Renováveis assina acordo de longo prazo para armazenamento na Polónia
A EDP Renováveis celebrou um "acordo de otimização de longo prazo" com a Axpo Polska para armazenamento de energias por baterias, informou esta segunda-feira a empresa liderada por Miguel Stilwell.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a empresa indica que no âmbito do contrato "a EDPR assegura receitas sob uma estrutura de floor e partilha de receitas de um projeto de sistema de armazenamento de energias por baterias (Battery Energy Storage System - BESS) de 60 MW (241 MWh) localizado na Polónia".
PUB
"No final de 2024, o projeto já tinha assegurado um contrato de pagamento de capacidade através do leilão do mercado de capacidade primário da Polónia, que será cumulativo a este acordo, levando a um Valor Atual Líquido contratado elevado, em linha com os critérios de investimento da EDP. O projeto deverá atingir COD em 2027", acrescenta.
Este acordo, sublinha ainda, é "uma das primeiras transações privadas do género na Polónia, a EDP reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, evidenciando o seu papel crítico no armazenamento de energias, maximizando o potencial das energias renováveis, promovendo a aceleração da transição energética e a descarbonização da economia".
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Investimentos Energias renováveis Mercado da energia Polónia EDP RenováveisMais lidas
O Negócios recomenda