EDP Renováveis assina contrato de 384 MW de energia solar e armazenamento nos EUA

A empresa firmou um acordo de compra de energia com a Ava Community Energy com uma duração de 20 anos.
EDP Renováveis
Bruno Colaço
Rui da Rocha Ferreira 01 de Agosto de 2025 às 07:31

A EDP Renováveis, através da subsidiária norte-americana, assinou um contrato de compra de energia (power purchase agreement) nos EUA. Em causa está um total de 384 MW, divididos entre 200 MWac de energia solar e 184 MW para um projeto de armazenamento de energia por baterias (BESS).

O acordo foi assinado entre a EDP Renewables North America e a Ava Community Energy, um fornecedor de energia do estado da Califórnia, nos EUA. Os projetos, localizados em Fresno County, têm início de operação comercial previsto para 2026.

PUB

O contrato entre as partes terá a duração de 20 anos, segundo informa a EDP Renováveis numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os Power Purchase Agreements destacam-se justamente pelos longos prazos dos contratos e pela negociação pré-definida do valor da energia, o que traz previsibilidade durante o período de contrato.

Esta nova capacidade energética junta-se aos 3,4 GW de capacidade solar e 0,5 GW de armazenamento por baterias que a empresa já tem em operação ou em construção na América do Norte.

"Este marco reforça a estratégia de crescimento de baixo risco e longo prazo da EDPR, bem como o seu compromisso com a inovação e com as tecnologias de armazenamento como promotores cruciais da transição energética e da descarbonização", lê-se no comunicado enviado à CMVM.

PUB

A EDP Renováveis apresentou os resultados semestrais esta semana, com os . As ações da empresa terminaram a sessão desta quinta-feira nos 10,30 euros.

Pub
Pub
Pub