EDP Renováveis aumentou 11% produção de energia em 2025
A EDP Renováveis aumentou a produção energética em 11% no ano passado, para 40,6 TWh, indicou esta quinta-feira a empresa liderada por Miguel Stilwell em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A capacidade instalada contou com adições brutas de 2 GW e ascendeu a 20,4 GW.
O braço verde do grupo EDP indica que das adições brutas, 55% foram feitas na América do Norte, enquanto na Europa foram 32%. As adições na Ásia-Pacífico cifraram-se em 7% e na América do Sul foram de 6%.
PUB
Já em termos de tecnologias, quase metade (48%) das adições respeitam a projetos solares, enquanto 28% têm origem no eólico onshore, 17% no armazenamento em baterias (BESS) - que mais do que duplicou a capacidade instalada para 0,6 GW, e 6% vêm de projetos eólicos offshore.
No último mês do ano passado, a capacidade em construção ascendia a 1,6 GW, dos quais 0,7 GW em energia solar, 0,2 GW em eólica onshore, 0,3 GW de BESS e 0,4 GW de eólica offshore.
No que toca à produção de eletricidade, dos 40,6 TWh, a América do Norte foi responsável por 57% e a Europa por 28%. A geração solar representa 24% do total, contra 76% da energia eólica.
PUB
A EDP Renováveis apresenta os resultados anuais a 25 de fevereiro.
Saber mais sobre...
Saber mais Energia eólica EDP Renováveis Europa Estados Unidos América do Sul Ásia-PacíficoO silêncio na era do ruído
Inadmissível demagogia
Mais lidas
O Negócios recomenda