Galp conclui instalação da unidade de eletrólise para hidrogénio verde em Sines

Unidade de 100 MW — que será a maior da Europa quando entrar em operação — reforça transição energética da refinaria e deverá iniciar a produção na segunda metade de 2026.
Montagem 10º Eletrolisador na Refinaria de Sines
D.R.
Patrícia Vicente Rua 00:00

A Galp completou a instalação dos 10 módulos de eletrólise de 10 megawatts (MW) que compõem a unidade de produção de hidrogénio verde em construção na Refinaria de Sines. Com uma capacidade total de 100 MW, o projeto deverá tornar-se a maior unidade deste tipo na Europa quando entrar em funcionamento, previsivelmente na segunda metade de 2026.

Segundo a empresa, a instalação permitirá produzir até 15 mil toneladas de hidrogénio renovável por ano, substituindo cerca de 20% do hidrogénio cinzento atualmente utilizado nas operações da refinaria, uma substituição que deverá traduzir-se numa redução de aproximadamente 110 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, considerando emissões diretas e indiretas.

PUB

O hidrogénio verde será produzido por eletrólise da água com eletricidade de origem renovável e integrado nas operações da refinaria de Sines, substituindo parcialmente o hidrogénio atualmente utilizado.

"Com este projeto pioneiro, a Galp está mais perto de produzir hidrogénio verde à escala industrial – um momento histórico para a refinação europeia e uma demonstração da crescente importância estratégica de Sines no sistema energético ibérico", referiu Ronald Doesburg, administrador executivo responsável pelas atividades industriais da Galp.

PUB

O projeto Galp H2Park, cujas obras arrancaram em 2023 e tem operação prevista para a segunda metade de 2026, insere-se na estratégia da Galp de descarbonizar as suas operações e responder às exigências das políticas europeias de energia e clima.  

"É igualmente um passo fundamental para a afirmação de uma nova geração de combustíveis de baixo carbono que permitirão descarbonizar atividades que não podem ser eletrificadas", apontou aquele responsável.

PUB

Os módulos de eletrólise, designados GenEco, são fornecidos pela norte-americana Plug Power Inc. e montados no local com recurso a equipamentos pesados e equipas técnicas especializadas.

A decisão de construção desta unidade de eletrólise foi tomada em setembro de 2023, em conjunto com a decisão de avançar igualmente com uma unidade de produção de biocombustíveis avançados, destinada à produção de diesel renovável (HVO) e combustível sustentável para a aviação (SAF) -  num investimento conjunto de 650 milhões de euros. Este investimento permitirá à Galp produzir combustíveis de baixo carbono para a aviação, transporte marítimo e transporte rodoviário.

Recentemente, a Galp anunciou uma potencial aliança com a Moeve que se desenha em duas frentes: retalho e indústria, ou seja, permitirá reorganizar os ativos das duas companhias no 'downstream'. O portfolio de ativos vai desde as estações de serviço à refinação e combustíveis de baixo carbono, incluindo os biocombustíveis e hidrogénio.

PUB


Saber mais sobre...
Saber mais Produção Milhões Empresa Produção industrial Galp Sines
Pub
Pub
Pub