Gasóleo vai cair na próxima semana pela primeira vez desde maio

Os preços dos combustíveis têm-se mantido praticamente inalterados nas últimas semanas. Contudo, há margem para uma queda ligeira nos preços do gasóleo na próxima semana.
Combustíveis gasóleo gasolina
Bloomberg
Gonçalo Almeida 04 de Setembro de 2020 às 12:07

Atestar o depósito de um carro com motor a combustão poderá ficar ligeiramente mais barato a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de setembro. Mas só se o carro em questão for movido a gasóleo simples.

É que o preço deste ativo deverá cair 1 cêntimo na próxima semana, colocando um fim num ciclo de sete semanas consecutivas em que o preço do gasóleo esteve inalterado.

PUB

Assim, o preço do gasóleo tem margem para recuar para os 1,228 euros por litro. A acontecer, esta será a primeira queda desde a semana iniciada a 4 de maio deste ano.

No caso da gasolina simples 95, os preços deverão manter-se novamente inalterados nos 1,395 euros por litro. Será a oitava semana seguida em que o preço da gasolina não mexe. 

PUB

No acumulado do ano, o preço do gasóleo regista uma queda de 12%, enquanto que na gasolina se observa uma redução de 7%. Contudo, desde os mínimos de abril, ambos os ativos acumulam ganhos de 10 e 16 cêntimos por litro, respetivamente. 

No primeiro semestre deste ano, a gasolina sofreu uma queda de 9% e o gasóleo de 13%.

Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

No primeiro semestre deste ano, a gasolina sofreu uma queda de 9% e o gasóleo de 13%.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

PUB

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Pub
Pub
Pub