Governo quer recuperar até 500 milhões de euros da EDP
O Governo está a trabalhar para tentar recuperar o dinheiro que foi pago à EDP nos últimos 10 anos, de acordo com o Expresso.
PUB
As contas ainda não estão concluídas, mas os números apontam para cerca de 500 milhões de euros.
PUB
O jornal adianta que o Governo está à espera de um relatório da Entidade Reguladora da Energia (ERSE), que está a analisar os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC). Posteriormente será encontrado o valor considerado pago como "rendas excessivas".
PUB
O Orçamento do Estado para este ano tinha incluído o "ajustamento final dos custos" pagos no âmbito dos CMEC e estipulava como meta para a entrega do estudo o primeiro semestre deste ano.
PUB
O Expresso diz que o trabalho da ERSE deverá estar concluído no Verão. O Ministério da Economia decidirá depois os valores a exigir, bem como deverá definir os preços da electricidade para 2018.
PUB
Recorde-se que António Costa teceu duras críticas, esta semana, ao sector eléctrico por causa das chamadas rendas excessivas. E que há uma investigação a decorrer que já levou à constituição de quatro arguidos: António Mexia, presidente da EDP, João Manso Neto, actual presidente da EDP Renováveis, Pedro Furtado e João Conceição, da REN.
O processo investiga crimes de corrupção e participação económica em negócio, num caso que está relacionado com as compensações pela cessação de contratos de aquisição de energia, em 2007.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais EDP REN ERSE Manutenção do Equilíbrio Contratual CMEC António Mexia João Manso Neto Pedro Furtado João ConceiçãoMais lidas
O Negócios recomenda