Hipermercados desafiam mercado com preços próprios no gás de botija
Os hipermercados têm trazido dinâmica ao setor do gás de botija, uma vez que se distinguem com "políticas de preço próprias" e se conseguem separar do mercado concentrado de três empresas. O Público revela esta segunda-feira, citando a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que os hipermercados comercializam garrafas de gás multimarca e "beneficiam de descontos cruzados e sinergias decorrentes dos seus modelos de negócios multi-setor", fazendo com que os preços sejam mais apelativos.
PUB
Em comparação, a publicação lembra o mercado de combustíveis rodoviários. Neste segmento, os hipermercados são os operadores com os preços mais competitivos face ao preço médio praticado por outras gasolineiras.
PUB
Atualmente, a Galp tem uma quota de mercado de 21,2% dentro do segmento retalhista, seguida da Rubis Gás com 17,3% e da Repsol com 14%. Nos pontos de venda consultados pela ERSE, destaque ainda para a OZ Energia com 7,5%, Cepsa com 1% e Prio com 0,7%, uma vez que só vende garrafas de propano. Contudo, neste panorama há uma grande fatia em falta, com os hipermercados a apresentarem uma quota de 33,7%, e os restantes 4,4% são comercializadores de produtos genéricos ou sem marca.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda