Lucros da REN mais do que duplicam no primeiro trimestre

O disparar dos lucros deve-se à melhoria dos resultados operacionais e da performance financeira da companhia.
rodrigo costa REN
Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes 11 de Maio de 2017 às 17:30

A REN registou um aumento de 121,5% dos lucros para 13,5 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo.

PUB

Esta subida é explicada pela "melhoria nos resultados operacionais, mas principalmente pela performance financeira da REN, com a descida progressiva do custo médio da dívida", diz a REN em comunicado divulgado esta quinta-feira, 11 de Maio.

O EBITDA da energética cresceu em 2,1% para 123,7 milhões de euros, beneficiando da subida da taxa de remuneração dos activos da electricidade, com a taxa a passar de 6,0% para 6,5%. 

PUB

Já a dívida líquida aumentou 2,7% no trimestre para 2.543 milhões de euros, na sequência da aquisição da participação na Electrogas.

Recorde-se que a companhia concluiu a 7 de Fevereiro a compra da participação de 42,5% do capital social da companhia chilena, com a Electrogás a contribuir com 1,7 milhões de euros para o EBITDA da REN no primeiro trimestre.

PUB

O custo médio da dívida, por sua vez, recuou 1,1 ponto percentual para 2,6%.

A energética sublinha que os resultados foram impactos negativamente pelos 25,8 milhões de euros da taxa da energia. "À semelhança do sucedido nos últimos anos, os resultados foram penalizados pela aplicação da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE)". 

Já o investimento cresceu 1,9 milhões de euros para um total de 13,2 milhões de euros, com a maioria a corresponder a investimentos na electricidade (11,8 milhões de euros).

PUB

Já a base de activos a remunerar média (RAB) diminuiu 1,3% para 3.495,3 milhões de euros, apesar do aumento dos activos de electricidade com prémio em 2,4%. 

(Notícia actualizada a 17:47)

Pub
Pub
Pub