Margem de refinação da Galp cresce 32% no quarto trimestre

Entre outubro e dezembro de 2025, a margem de refinação da petrolífera situou-se em 6,9 dólares por barril, que compara com 5,2 dólares no mesmo trimestre de 2024. O volume de matéria-prima processada afundou 56%, tanto na comparação com o período homólogo, como na comparação com os três meses anteriores, para 9,9 milhões de barris.
Galp
João Cortesão / Medialivre
Patrícia Vicente Rua 17:28

A Galp Energia viu a margem de refinação subir 32%, fixando-se nos 6,9 dólares por barril, no quarto trimestre de 2025, face ao período homólogo, mas caiu 27% quando comparado com os três meses anteriores. Os dados constam do "trading update" da companhia, que foi comunicado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A produção working interest da Galp foi de 113 mil barris por dia (BOE, sigla inglesa para a expressão "barrel of oil equivalent"), acima dos 110 mil barris diários registados no trimestre homólogo, mas ficou aquém dos 115 mil barris reportados nos três meses anteriores, adianta o mesmo comunicado.

PUB

O volume de matéria-prima processada afundou 56%, tanto na comparação com o período homólogo, como na comparação com os três meses anteriores, para 9,9 milhões de barris.

Em relação às vendas, a petrolífera, co-liderada por Maria João Carioca e João Diogo Silva, reportou uma queda de 4% anualmente para 1,8 milhões de toneladas, enquanto face ao trimestre anterior recuaram 11%.

Já as vendas de gás natural caíram 1% face ao valor registado há um ano, mas dispararam 18% quando comparado com o trimestre anterior, ao passo que as vendas de eletricidade subiram 2%  em termos homólogos, mas caíram 1% face aos três meses anteriores.

PUB

Os resultados da Galp relativos ao quarto trimestre de 2025 serão publicados no dia 2 de Março, antes da abertura de bolsa. 

Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Galp João Diogo
Pub
Pub
Pub