Nova ETA em Odemira com investimento de 13,6 milhões
A Águas Públicas do Alentejo vai lançar esta quinta-feira o concurso público para a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Teotónio, no concelho de Odemira, um investimento de 13,6 milhões de euros financiado por fundos europeus no âmbito do Programa Sustentável 2030. A infraestrutura deverá entrar em funcionamento até ao final de 2028.
Integrada no Sistema de Abastecimento de Santa Clara, que serve o município de Odemira, a nova ETA permitirá substituir cinco estações de menor dimensão e já obsoletas, modernizando de forma profunda o sistema de tratamento e reforçando a segurança e a eficiência do serviço de abastecimento de água a cerca de 29 mil habitantes, incluindo população residente e flutuante.
PUB
A futura estação terá capacidade para tratar cerca de 300 metros cúbicos de água por hora, a partir da água captada na Albufeira de Santa Clara e transportada por uma adutora com cerca de 60 quilómetros. Após a conclusão da obra, a ETA de São Teotónio irá operar em conjunto com as estações de Santa Clara e de Almograve. O projeto inclui ainda a instalação de uma unidade fotovoltaica para autoconsumo, visando reduzir os custos energéticos e aumentar a sustentabilidade da exploração.
As obras deverão arrancar no segundo semestre de 2026, com uma duração estimada de 870 dias. Segundo a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, trata-se de um investimento estratégico para um território particularmente exigente. “Este projeto é fundamental para reforçar a segurança do abastecimento de água no concelho de Odemira, modernizando infraestruturas que operam no limite da sua capacidade", afirma, adiantando "estamos a investir na qualidade da água, na eficiência da operação e na resiliência de um território particularmente exigente, garantindo um serviço público essencial às populações, hoje e no futuro".
Onde fica a soberania?
O voto útil à direita
Mais lidas
O Negócios recomenda