Novo recorde a um domingo: eletricidade em máximos
Em plena onda de calor que afeta toda a Península Ibérica e com um maior consumo de energia, os valores negociados no mercado grossista vão ascender este domingo, 15 de agosto, a 110,02 euros por megawatt/hora. O montante ficará 4% abaixo dos 114,63 MWh deste sábado, mas ainda assim num valor histórico para um domingo segundo dados do OMIE, o operador do mercado ibérico de energia citados pelo El País. Analisando os preços por franjas horárias, o MW/h oscilará entre os 124,91 euros que a eletricidade custará no período entre a meia-noite e as 01h00 e os 84,97 euros para o período entre as 18h00 e as 20h00. Na verdade, o preço no mercado grossista cairá pelo segundo dia consecutivo, mas os ajustes são muito reduzidos face aos aumentos registados ao longo das últimas semanas. Nos últimos dois domingos de agosto, a eletricidade foi negociada no mercado grossista em valores que rondaram os 80 euros por MW/h, enquanto em julho os domingos registaram preços entre os 80 e 90 euros por MW/h. Um dos fatores que está a levar os preços de eletricidade a subirem é a onda de calor que se faz sentir na Península Ibérica. Mas também os preços do gás natural utilizado na produção de eletricidade, que têm também estado a subir. Também o preço a que estão a ser comercializadas as licenças de CO2 têm pressionado o mercado grossista de eletricidade. Em termos mensais, julho foi o mais caro de sempre: o Mibel, o mercado ibérico da eletricidade, terminou esse mês com um preço médio de 92,60 euros por MW/h.
PUB
Analisando os preços por franjas horárias, o MW/h oscilará entre os 124,91 euros que a eletricidade custará no período entre a meia-noite e as 01h00 e os 84,97 euros para o período entre as 18h00 e as 20h00.
Na verdade, o preço no mercado grossista cairá pelo segundo dia consecutivo, mas os ajustes são muito reduzidos face aos aumentos registados ao longo das últimas semanas.
PUB
Nos últimos dois domingos de agosto, a eletricidade foi negociada no mercado grossista em valores que rondaram os 80 euros por MW/h, enquanto em julho os domingos registaram preços entre os 80 e 90 euros por MW/h.
Um dos fatores que está a levar os preços de eletricidade a subirem é a onda de calor que se faz sentir na Península Ibérica. Mas também os preços do gás natural utilizado na produção de eletricidade, que têm também estado a subir. Também o preço a que estão a ser comercializadas as licenças de CO2 têm pressionado o mercado grossista de eletricidade.
Em termos mensais, julho foi o mais caro de sempre: o Mibel, o mercado ibérico da eletricidade, terminou esse mês com um preço médio de 92,60 euros por MW/h.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda