Portugal estuda interligação com a rede energética de Marrocos
O Governo reconhece um grande trabalho de cooperação entre Portugal e Espanha no pós-apagão de 28 de abril. Cooperação na busca pelas causas dessa quebra de energia, mas também de pressão para acelerar as interligações ibéricas com França. Portugal, por si, está também a estudar a ligação à rede energética de Marrocos
Maria da Graça Carvalho sublinhou a “cooperação de trabalho” entre Portugal e Espanha no sentido de reforçar a resiliência das redes energéticas, no sentido de evitar uma repetição do apagão. E há também cooperação no sentido da “pressão conjunta junto da UE para acelerar as interligações”, nomeadamente com França.
PUB
Além deste trabalho conjunto, a ministra do Ambiente e Energia revelou que Portugal está a avaliar uma possível ligação à rede energética de Marrocos. “Estamos a avaliar a possibilidade de uma ligação a Marrocos”, referiu a responsável na apresentação do Pacote de Medidas para Reforçar a Segurança do Sistema Elétrico Nacional.
“Há interesse de Marrocos na ligação à Europa. Marrocos já tem [uma ligação] com Espanha, e está a estudar a possibilidade de fazer uma ligação à Alemanha”, disse, acrescentando que “podemos avaliar a ligação a um dos projetos em curso”.
“Uma ligação nova é dispendiosa”, lembrou. Neste ponto, "a questão é sempre o custo, já que se reflete na tarifa" dos consumidores.
PUB
Sobre esta ligação, Maria da Graça Carvalho referiu que houve apenas contactos ao nível do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tivemos um “contacto preliminar”, disse, acrescentando que “vamos ter uma primeira reunião em breve para saber do que estamos a falar”.
Saber mais sobre...
Saber mais Consumidores Ministro (governo) Tarifas Trabalho Marrocos Portugal Espanha França Graça Carvalho União Europeia Ministério dos Negócios EstrangeirosMais lidas
O Negócios recomenda