Portugueses pagam 16 milhões de euros por dia em impostos ambientais

Cobrança aumentou 48% numa década e as taxas sobre a energia representam três quartos do total. Especialistas alertam para o facto de a fatura ser mais pesada para quem tem menores rendimentos.
sustentabilidade, floresta, ambiente
Jeffrey Arguedas/Epa
08:44

Os impostos com relevância ambiental aumentaram 48% entre 2014 e 2024, passando de 3.957 milhões de euros para 5.855 milhões de euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No ano passado, o total arrecadado alcançou 5,9 mil milhões de euros, escreve o , o equivalente a 5,7% da receita com impostos e contribuições sociais, levemente acima dos valores de 2023 (5,6%) e superior à média da União Europeia (5,2%).

Isto significa que, em média, os portugueses pagaram, por dia, 16 milhões de euros em impostos com relevância ambiental e esta receita representa o valor mais alto em quase duas décadas de registos.

PUB

Para Pedro Silva, especialista em energia da Deco Proteste: "É uma fatura pesadíssima para os consumidores". "Percebemos a necessidade de desincentivar o consumo de combustíveis fósseis, mas a sustentabilidade tem de assentar em três pernas: ambiental, económica e social. E, neste momento, o equilíbrio não existe", refere.

Pub
Pub
Pub