Semapa paga 148 milhões pela Imedexa na primeira compra fora do país
A Semapa foi às compras lá fora. A “holding” que detém, entre outras, a Navigator, fechou a aquisição de uma participação de 100% da Imedexa, empresa líder europeia no desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade, em Espanha. O negócio, o primeiro fora de portas, foi selado por 148 milhões de euros.
A empresa liderada por Ricardo Pires chegou a acordo para adquirir a totalidade do capital da Imedexa ao fundo de private equity espanhol GPF “por uma contrapartida paga nesta data de 148 milhões de euros, acrescida de uma componente adicional a ser paga dependente da verificação de determinadas condições”, de acordo com o comunicado enviado à CMVM.
PUB
A empresa de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade tem sede em Cáceres, Espanha, contanto com três unidades industriais em Cáceres e Valladolid. Fruto dos mais de 250 clientes em 50 países, fechou o último ano com vendas “superiores a 100 milhões de euros”, diz a Semapa, notando que 75% foi para exportação.
Ricardo Pires considera este um investimento da Semapa “num setor estruturante para a transição energética, com um grande potencial e capacidade para dar resposta ao desígnio de eletrificação e descarbonização deste continente, que são realidades imparáveis”.
A Semapa procura tirar partido do ”crescimento exponencial de setores como a mobilidade elétrica, os centros de dados e a eletrificação da indústria exige redes mais robustas e inteligentes”. E, diz, “Imedexa posiciona-se como um parceiro nas infraestruturas críticas”.
PUB
“Pretendemos apoiar a Imedexa e a sua equipa de gestão na implementação de um plano de crescimento sólido e ambicioso para os próximos anos, prevendo-se o reforço da sua posição em determinadas geografias-chave onde tem vindo a consolidar presença há já vários anos, assim como expansão para novas geografias”, remata.
“Estamos muito satisfeitos com a nossa primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa”, acrescenta o CEO da “holding”, lembrando compras indiretas através da Navigator e da ETSA.
“Estas aquisições fazem parte da estratégia global do grupo, centrada na diversificação de negócios e no crescimento das suas participadas através de uma expansão suportada na aposta em produtos diferenciadores com impacto positivo”, refere a empresa.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fundos de investimento Exportações Empresas Investimentos Semapa Ricardo Pires Cáceres Espanha Valladolid PortugalMais lidas
O Negócios recomenda