Energética SunEdison em risco de entrar em falência
A situação financeira da norte-americana SunEdison parece não estar a registar melhorias, estando em risco "substancial" de entrar em falência, de acordo com a TerraForm Global, uma das suas duas empresas de gestão de activos energéticos ("yieldcos"), noticia a Reuters.
A notícia levou as acções da empresa de energia solar a caírem 43%, isto depois da forte queda que os títulos já tinham registado na sequência do Wall Street Journal ter revelado que a SunEdison estava a ser investigada pelo regulador norte-americano (SEC). Em causa a alegada alteração do montante relativo à liquidez da empresa no final do ano passado, quando disse aos investidores que tinha mais de mil milhões de dólares (894,7 milhões de euros) em caixa.
PUB
A TerraForm Global vai assim juntar-se à outra "yieldco" da empresa, a TerraForm Power, e atrasar a publicação do relatório e contas relativo a 2015, que devia ser publicado até 30 de Março.
No entanto, a empresa sublinha que não depende substancialmente da SunEdison para obter financiamento e tem liquidez suficiente para suportar as suas operações, mesmo que a casa mãe entre em falência.
A SunEdison chegou a ser uma das maiores do sector de energia solar. Mas a estratégia agressiva de aquisições empurrou a empresa para uma situação financeira menos favorável, com uma dívida de 11 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões).
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais TerraForm Global Wall Street Journal TerraForm Power mercado e câmbios SECMais lidas
O Negócios recomenda