Tarifa social de electricidade mantém-se inalterada em 2017

O número de beneficiários da tarifa social cresceu mais de 280% este ano, com a atribuição automática que entrou em vigor em Julho.
Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes 06 de Outubro de 2016 às 13:19

O desconto nas tarifas de electricidade vai manter-se igual em 2017: 33,8%. A percentagem foi decretada esta quinta-feira, 6 de Outubro, através de despacho da secretaria de Estado da Energia.

PUB

 

Actualmente, 690 mil consumidores têm direito à tarifa social. A atribuição automática da tarifa social entrou em vigor em Julho, com o número de beneficiários a crescer dos 180 mil registados no início do ano para os 690 mil actuais.

PUB

O número de beneficiários da tarifa social cresceu mais de 280% este ano, com a atribuição automática, com a Direcção-Geral de Energia e Geologia a cruzar dados da Segurança Social, Finanças e das empresas eléctricas. 

 

A tarifa social "constitui um importante instrumento de política e justiça social, que visa proteger os agregados familiares economicamente vulneráveis, garantindo-lhes o acesso a estes serviços essenciais, em condições de menor esforço financeiro e maior estabilidade tarifária", sublinha a secretaria de Estado da Energia.

PUB

A tarifa social é suportada pela empresas produtoras de electricidade, custando 70 milhões de euros, com a maioria da factura a ser suportada pela EDP, que conta com mais clientes no mercado. Cada beneficiário custa em média 102,90 euros por ano.

Pub
Pub
Pub