EDP sai de central brasileira a troco de 31,1 milhões
A elétrica liderada por Miguel Stilwell acordou a venda dos 20% que ainda detinha na central brasileira de Pecém.
A EDP acordou a venda dos 20% que ainda detinha na Pecém Geração de Energia à Diamante Geração de Energia, informou esta segunda-feira a empresa liderada por Miguel Stilwell em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
A operação, realizada através da subsidiária detida a 100% EDP - Energias do Brasil, conclui um processo iniciado em 2023, quando a elétrica portuguesa alienou 80% da central a carvão a um grupo de investidores brasileiros por 1,52 mil milhões de reais (236,7 milhões de euros ao câmbio atual).
Agora, a EDP Brasil vende os remanescentes 20% a troco de 200 milhões de reais (31,1 milhões de euros).
"A central a carvão de Pecém, localizada no porto de Pecém no estado do Ceará, no Brasil, tem uma capacidade de 720 MW e desempenha um papel importante no apoio à segurança do fornecimento de eletricidade à região Nordeste do Brasil, onde o consumo de eletricidade e a capacidade de produção de energia renovável têm vindo a crescer de forma constante. A central dispõe de um PPA de capacidade regulada que vigora até julho de 2027", indicava em 2023 a EDP.
"Esta transação constitui um importante marco na concretização do objetivo estratégico da EDP de ser coal free até ao final de 2025", acrescentava então.
Mais lidas