pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP vai vender energia à californiana Cal Water por 20 anos

As duas empresas antecipam que o sistema solar a instalar pela EDP, para autoconsumo, reduza os custos da California Water Service com energia em cerca de 1,7 milhões de dólares.

O CEO da EDP, Miguel Stilwell, tem apontado os PPA como uma área de crescimento para a empresa.
O CEO da EDP, Miguel Stilwell, tem apontado os PPA como uma área de crescimento para a empresa. AP
23 de Julho de 2025 às 15:59

A EDPR NA Distributed Generation, a empresa de produção dscentralizada da EDP Renewables North America, e a California Water Service (Cal Water) anunciaram esta quarta-feira que assinaram um contrato de aquisição de energia (PPA) a 20 anos para um sistema solar fotovoltaico de 2,35 MW a instalar na Estação de Tratamento de Bakersfield Nordeste da Cal Water, no estado americano da Califórnia. 

As duas empresas antecipam que o sistema produza aproximadamente 3.800 megawatts-hora de energia renovável por ano. "Prevê-se que a energia renovável gerada pelo conjunto de painéis solares reduza os custos de energia da rede em cerca de 1,7 milhões de dólares durante a vigência do acordo, com base nas actuais tarifas elétricas para os clientes do distrito de Bakersfield, uma das maiores áreas de serviço da Cal Water", referem em comunicado.

“A parceria com a EDP ajudar-nos-á a reduzir os custos com energia, a atingir os objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa e a aumentar a sustentabilidade”, afirmou Marty Kropelnicki, presidente e diretor executivo da Cal Water. “Estamos ansiosos por colocar em funcionamento este novo conjunto de painéis solares no local, o que é um passo importante para continuarmos a fornecer um serviço de água seguro, fiável e acessível aos nossos clientes durante as próximas décadas.”

“A Califórnia é um líder nacional em energia limpa devido a organizações como a Cal Water, que dão prioridade ao apoio a investimentos em energias renováveis”, disse João Barreto, CEO da EDPR NA Distributed Generation. “Esta parceria demonstra a convergência cada vez maior do nexo água-energia e a importância do investimento em infra-estruturas vitais em toda a Califórnia”.

A EDP (através da EDPR NA e da EDPR NA DG) tem estado ativamente envolvidas na Califórnia há mais de duas décadas, desenvolvendo projectos solares para apoiar a crescente procura de energia do estado norte-americano. A EDPR NA opera 1.138 MW de ativos de energia limpa na Califórnia, alimentando o equivalente a 451.000 casas. O portfólio da EDPR NA DG na Califórnia abrange mais de 180 projectos, incluindo 81 MW em operação.

Em maio de 2024, a EDPR NA anunciou a conclusão do Parque de Energia Solar Scarlet II de 200 MW no Condado de Fresno, Califórnia. O Scarlet II segue-se ao Parque de Energia Solar Scarlet I da EDPR NA (Scarlet I), composto por 200 MW de energia solar e 40 MW/160 MWh de sistema de armazenamento de energia em baterias, que entrou em operação comercial em 2024.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio