Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Escritórios e lojas grandes obrigados a instalar carregadores elétricos até 2024

O Governo está a preparar novas regras para a melhoria da performance energética nos edifícios, incluindo novos postos para carros elétricos em parques com mais de 20 lugares de estacionamento.

A IP quer considerar alternativas de receita em resultado da alteração do paradigma introduzido pelas viaturas elétricas.
Valentyn Ogirenko/Reuters
Negócios jng@negocios.pt 09 de Setembro de 2020 às 09:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Todos os edifícios de comércio e de serviços com mais de 20 lugares de estacionamento vão ter de instalar, pelo menos, dois pontos de carregamento para carros elétricos nas suas instalações até 31 de Dezembro de 2024.

 

Esta nova regra surge na proposta de articulado do decreto-lei com que o Governo pretende impor novos requisitos para a conceção ou renovação de edifícios para a melhoria da performance energética, citada pelo Público esta quarta-feira, 9 de setembro.

 

Isentos desta obrigatoriedade, porém, vão ficar as instalações industriais, pecuárias ou agrícolas não residenciais; os locais de culto (nomeadamente, igrejas, sinagogas, mesquitas e templos); os edifícios classificados ou em vias de classificação; e os armazéns em que a presença humana, real ou prevista, não ocorra por mais de duas horas em cada dia.

 

Segundo escreve o jornal, o Governo quer mudar todo o sistema de certificação energética dos edifícios e impor inspeções periódicas ao seu desempenho, sendo que as novas construções e as grandes renovações de edifícios devem ter mesmo uma "necessidade quase nula de energia".

Ver comentários
Saber mais energia mobilidade elétrica automóvel estacionamento governo
Mais lidas
Outras Notícias