Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gazprom suspende fornecimento de gás à Letónia

Empresa russa alegou a existência de uma "violação das condições de abastecimento" para decidir unilateralmente avançar com a suspensão de fornecimento aquele país.

A empresa estatal russa justifica a redução no fornecimento com atrasos na entrega de equipamentos reparados por parte da Siemens.
Hannibal Hanschke/Reuters
Lusa 30 de Julho de 2022 às 10:19
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O consórcio russo Gazprom anunciou hoje a suspensão imediata do fornecimento de gás á Letónia, alegando a violação das condições de abastecimento.

"Hoje a Gazprom suspendeu o fornecimento de gás à Letónia [...] devido à violação das condições de abastecimento", anunciou, em comunicado, a empresa.

A decisão ocorre numa altura em que a Gazprom decidiu baixar as entregas de gás russo à Europa, através do gasoduto Nord Stream, alegando necessidade de manutenção das turbinas.

Na passada quarta-feira, alegando "motivos técnicos", a empresa russa cortou o abastecimento à Alemanha em 20%. A agência federal de redes alemã (Bundesbetzagentur) considerou que o corte foi uma "estratégia de guerra" por parte de Moscovo e rejeitou a justificação técnica referida pela Gazprom.

Em junho, a Rússia já tinha cortado, por duas vezes, o volume de entregas de gás, referindo que a infraestrutura não poderia funcionar normalmente, sem uma turbina que estava a ser arranjada no Canadá.

Moscovo alegava que a turbina não tinha sido devolvida face às sanções impostas pelos países ocidentais, em resposta à invasão da Ucrânia.

Desde então, tanto o Canadá como a Alemanha concordaram em devolver o equipamento à Rússia, embora a turbina ainda não tenha sido entregue.

O Ocidente acusa Moscovo de utilizar a energia como arma de retaliação às sanções adotadas.

Por sua vez, o Kremelin assegura que em causa estão problemas técnicos na infraestrutura de gás.

A Gazprom também já interrompeu o fornecimento de gás a vários países que se recusaram a pagar em rublos (moeda local).
Ver comentários
Outras Notícias