pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Greenvolt assegura financiamento de 58,5 milhões para parque eólico na Roménia

Projeto de 49,8 MW em Săcele, na região da Dobruja, está em construção com apoio do Erste Group e do BCR e deverá estar concluído no segundo trimestre de 2026.

Greenvolt assegura financiamento de 58,5 milhões para parque eólico na Roménia
Greenvolt assegura financiamento de 58,5 milhões para parque eólico na Roménia D.R.
04 de Fevereiro de 2026 às 12:18

O grupo Greenvolt garantiu um financiamento de projeto no valor de 58,5 milhões de euros para o desenvolvimento de um parque eólico onshore de 49,8 megawatts (MW) na Roménia, reforçando a sua presença na Europa Central e de Leste. A operação foi estruturada junto do Erste Group Bank AG e do Banca Comerciala Româna (BCR). 

Localizado em Sacele, na região da Dobruja, no sudeste do país, o projeto está já em fase de construção e tem conclusão prevista para o segundo trimestre de 2026. Uma vez em operação, o parque irá contribuir para o reforço da capacidade renovável do sistema elétrico romeno, num contexto de crescente foco na segurança energética e na descarbonização. 

"A Europa Central e de Leste, e a Roménia em particular, continuam a ser mercados estratégicos para a Greenvolt", afirmou João Manso Neto, CEO do grupo, sublinhando que os projetos em curso têm “um impacto claro e tangível na transição energética”, mas também no reforço da independência e da segurança energéticas dos países da região. 

Do lado do financiamento, Ladislav Tolmáci, Head of Desk Project Finance do Erste Group Bank, destacou que a operação "reflete a confiança no percurso da Greenvolt e nos fundamentais de longo prazo do mercado romeno de energias renováveis". Já Manuela Trisnevschi, responsável pela área de Energy and Utilities do BCR, referiu que o apoio ao projeto está alinhado com a estratégia do banco de promoção do investimento sustentável e da transição energética na Roménia. 

Na Roménia, a Greenvolt dispõe atualmente de um pipeline 'utility-scale' que inclui 555 MW em energia eólica, 77 MW em solar e 156 MW em armazenamento de energia em baterias, estando também presente no segmento de geração distribuída para clientes empresariais e industriais através da Greenvolt Next.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio