pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Portuguesa Addvolt comprada por americanos da Carrier

A Addvolt, que nasceu como uma startup incubada no UPTEC, foi o primeiro investimento da Carrier Ventures, o braço de capital de risco da empresa norte-americana.

addvolt
addvolt D.R.
05 de Maio de 2025 às 13:38

A Addvolt, que desenvolveu uma solução que permite recuperar, produzir e armazenar energia elétrica a bordo de camiões que fazem o transporte de produtos sob temperatura controlada, foi vendida à Carrier, grupo norte-americano especializado em aquecimento, refrigeração, ventilação e ar condicionado, que detinha uma participação no capital da empresa de S. Mamede Infesta.

O valor do negócio não foi revelado.

"Ao combinar a profunda experiência da Addvolt em sistemas elétricos e gestão de energia com as soluções líderes do setor da Carrier, estamos bem posicionados para impulsionar a inovação para além do transporte refrigerado", diz Edward Dryden, responsável por esta área na Carrier, num comunicado, apontando que "esta parceria estratégica cria oportunidades para aplicações novas e emergentes, ao mesmo tempo que continua a desenvolver o sucesso que já alcançámos em conjunto".

Criada em 2014 como uma startup incubada no UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), a Addvolt tem, desde 2020, sede em S. Mamede Infesta.  O capital estava dividido por acionistas portugueses (como os fundos 2bpartner e a Portugal Ventures), alemães (Abacus alpha e Momentum) e americanos, em concreto a Carrier Ventures.

A Addvolt foi, aliás, o primeiro investimento da Carrier Ventures, o braço global de capital de risco da empresa, em 2022

Em 2023, a Addvolt, que empregava cerca de 50 trabalhadores, teve um volume de negócios de 8,2 milhões de euros, segundo dados apurados pelo Negócios.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio