pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Powerdot acelera expansão europeia com investimento de 74 milhões

Operador fechou 2025 com mais de 11.500 pontos de carregamento na Europa, após investimento global de 74 milhões de euros, e registou um crescimento de 118% na energia entregue.

Powerdot
Powerdot D.R.
09:00

A empresa portuguesa de carregamento de veículos elétricos Powerdot encerrou 2025 com um investimento global de 74 milhões de euros na expansão da sua rede europeia, naquele que foi o maior esforço de crescimento da empresa até à data. Deste montante, 19 milhões de euros foram aplicados em Portugal, um dos mercados estratégicos do grupo.

No final do ano, a Powerdot operava mais de 11.500 pontos de carregamento, distribuídos por mais de 2.250 localizações em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Polónia, após a instalação de 2.500 novos pontos ao longo de 2025.  Segundo a empresa, os pontos de carregamento seguem o modelo de destination charging, estando instalados em locais de utilização quotidiana, como espaços comerciais.

Segundo o cofundador e CEO da empresa, Luís Santiago Pinto, a forte expansão da rede foi acompanhada por uma elevada fiabilidade operacional. “Esta consistência operacional em grande escala evidencia a maturidade da Powerdot e a sua capacidade de oferecer experiências de carregamento confiáveis, tanto para utilizadores finais como para parceiros”, afirma.

Em Portugal, a empresa terminou o ano com cerca de 550 localizações ativas e mais de 2.000 pontos de carregamento, depois de ter acrescentado mais de 40 novas localizações e cerca de 350 pontos adicionais. A operação nacional conta atualmente com mais de 110 colaboradores.

Apesar do crescimento acelerado, a Powerdot indica que a rede manteve um 'uptime' próximo de 100% em todo o portefólio europeu. A empresa consolidou-se ainda como parceira de mais de 650 entidades em toda a Europa, incluindo grandes grupos de retalho, operadores imobiliários comerciais e empresas de mobilidade. “Muitas destas parcerias foram aprofundadas ao longo do ano, com a instalação de pontos adicionais em localizações já existentes, acompanhando o crescimento da procura e melhorando os níveis de utilização”, acrescenta Luís Santiago Pinto.

Os dados de utilização confirmam que a procura cresceu acima da própria expansão da infraestrutura. Desde 2023, a rede da Powerdot triplicou em dimensão, enquanto a energia entregue aumentou cinco vezes. Em 2025, a empresa registou um crescimento anual de 118% na energia fornecida, com destaque para o período de verão, quando a energia entregue cresceu 61% em termos homólogos. A duração média das sessões de carregamento situou-se nos 44 minutos, alinhada com os tempos típicos de permanência em espaços comerciais.

O crescimento da empresa resultou não apenas da abertura de novas localizações, mas também da densificação da rede existente. Ao longo de 2025, a Powerdot reforçou 50 localizações com pontos adicionais e estendeu contratos em mais de 100 locais, acompanhando o aumento da procura nos espaços dos parceiros.

Expandir localizações existentes faz parte de uma jornada conjunta com parceiros, com uma perspetiva de décadas, baseada em confiança mútua e na construção de infraestruturas relevantes muito para além das necessidades atuais”, sublinha o CEO.

O ano ficou ainda marcado por avanços tecnológicos, com o lançamento do AutoCharge em Portugal e a inauguração do Powerlab, no Porto, um centro de investigação e desenvolvimento dedicado ao teste, validação e aceleração de tecnologias de carregamento de próxima geração.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio