Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Projetos de hidrogénio reduzidos a 37 em investimento de 9 mil milhões

Dos 74 projetos inicialmente apresentados ao Governo, apenas 37 cumprem os requisitos mínimos.

Reuters
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 27 de Julho de 2020 às 19:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Foram 74 os projetos inicialmente apresentados ao Governo no âmbito do hidrogénio verde mas, destes, apenas 37 reúnem as condições mínimas para se candidatarem a fundos europeus. Desta forma, o investimento associado a estes projetos desceu dos 16 mil milhões para os 9 mil milhões de euros. 

A triagem foi efetuada pelo Comité de Admissão de Projetos, que integra as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e dos Negócios Estrangeiros. A Direção Geral de Energia e Geologia e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia também deram apoio. 

"Para a candidatura IPCEI (Important Project of Common European Interest) inicia-se agora um processo mais aprofundado", afirma o Governo, na nota enviada às redações. Numa próxima fase, "será ainda necessário estabilizar os valores de investimento e obter informação técnica e financeira mais detalhada". Só depois deste processo vão ser selecionados os projetos que integrarão a candidatura IPCEI.

Apesar de nem todos os projetos classificarem para a candidatura aos fundos europeus, o Governo ressalva que aqueles que foram agora excluídos "continuam a ser uma mais valia na cadeia de valor do hidrogénio" e, como tal, poderão candidatar-se ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 40 milhões de euros, ou mesmo a fundos do Portugal 2020. No âmbito europeu, serão ainda elegíveis para o programa Horizon Europe. 


(Notícia atualizada às 19:33)

Ver comentários
Saber mais Governo política hidrogénio investimento
Mais lidas
Outras Notícias