Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol vai vender 25% da sua filial de energias renováveis

Esta possibilidade já tinha sido referida pela energética espanhola em novembro do ano passado, quando apresentou o plano estratégico até 2025.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 02 de Dezembro de 2021 às 10:49
A Repsol vai vender até 25% da sua filial de energias renováveis, um passo que já está há um ano nos planos da empresa. Uma vez encontrado um parceiro estratégico, o objetivo é depois dispesar o capital da subisidária em bolsa. 

A notícia é avançada esta quinta-feira, 2 de dezembro, pelo jornal espanhol Cinco Días. Esta possibilidade já tinha sido referida em novembro do ano passado, quando a empresa apresentou o plano estratégico até 2025. O processo será gerido pelo JP Morgan.

De acordo com o jornal, citando uma estimativa do Barlcays, a subsidiária está avaliada em 4 mil milhões de euros. Isto significa que a Repsol poderá encaixar mil milhões de euros com a entrada do novo parceiro. 

Citando fontes financeiros, o Cinco Días indica ainda que a Repsol estudou a possibilidade de vender 40% do capital, o que podia abrir a porta a um encaixe mais elevado e a mais "players" no mercado. 

Há um ano, as previsões do grupo apontavam para investimentos de 18 mil milhões de euros até 2025, com uma parte a ser aplicada às energias renováveis, incluindo energia solar e eólica. 

Já em outubro deste ano, a energética espanhola disse que ir investir 657 milhões de euros na ampliação do Complexo Industrial de Sines, projeto que disse estar alinhado "com os objetivos do Acordo de Paris e com a transição energética".
Ver comentários
Saber mais Repsol energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio