pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Site para pedir “vouchers” do E-Lar está com “Serviço Indisponível”

Candidaturas ao programa que permite trocar equipamentos a gás por outros mais eficientes, a eletricidade, arrancam às 11h00. Acessos à página do Fundo Ambiental estão condicionados.

O site do Fundo Ambiental está em baixo e o serviço está indisponível
O site do Fundo Ambiental está em baixo e o serviço está indisponível
10:38

Antevê-se uma corrida aos “vouchers” que permitem a substituição de equipamentos a gás por alternativas elétricas eficientes. A forte procura está já a condicionar o site do Fundo Ambiental.

A abertura das candidaturas acontece às 11h00 desta terça-feira, 30 de setembro. 45 minutos antes de ser disponibilizado o formulário para pedir este apoio registavam-se 385 mil acessos simultâneos à página, sabe o Negócios.

Este elevado número de acessos está condicionar o site do programa, com a página do Fundo Ambiental a referir a vários utilizadores: “Serviço Indisponível” (ver foto).

Este já era um cenário antecipado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que disse esta manhã, em entrevista no programa do Negócios no canal Now, esperar "muita procura nos primeiros dias". "É algo que me preocupa um pouco, o sistema informático aguentar toda a procura, mas a quem tentar, se houver algum problema informático, que tente um pouco mais tarde, isso acontece em muitos serviços públicos", afirmou.

Entrar no site do Fundo Ambiental é crucial para poder receber um dos vários “vouchers” disponíveis neste programa que permite às famílias a troca de placas e fornos a gás, assim como esquentadores, por equipamentos elétricos.

A medida tem uma dotação de 30 milhões de euros do PRR, a que se somam 10 milhões do Fundo Ambiental, estando em vigor até esgotar a verba.

Os valores dos apoios são diferentes consoante os beneficiários, ou seja, se for uma família da classe média ou uma família vulnerável.

"O grupo de pessoas mais vulneráveis recebe um apoio superior que pode ir até aos 1.683 euros. Nos restantes casos, o apoio é no máximo de 1.100 euros", de acordo com o Ministério do Ambiente e Energia. Contudo, nestes últimos o valor é sem IVA, ficando esse imposto a cargo dos consumidores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio