Só abre um centro comercial este ano
Em 2012, pela primeira vez desde que há dados em Portugal, que não abriu nenhum novo shopping. Ainda assim, a média da abertura de ABL, nos últimos dez anos, foi de 220 mil m2. O valor da soma dos três projectos com data de abertura prevista e confirmada para os próximos três anos (até 2015), não chegam ao valor médio da última década.
PUB
Além do Évora Fórum, estão também já confirmadas as datas de abertura do Alegro Setúbal (41.100 m2), em 2014, e o Ikea Loulé (90.000 m2), no ano que se segue. No “pipe line”, há mais três projectos sem data prevista de abertura, o Dolce Vita Braga, que vive um imbróglio entre o promotor e a banca, e El Corte Inglês Cascais, e o Algarve The Style Outlet, ambos ainda em estudo.
PUB
Dentro do mercado de retalho, a JLL indica que o maior dinamismo é no comércio de rua, “encarado pelas marcas como uma alternativa ou complemento aos centros comerciais”. As marcas de luxo, segundo a consultora, têm apresentado bastante procura por parte de estrangeiros, oriundos de países emergentes. “Quase todos os meses há uma abertura”, enfatiza o director-geral da JLL, Pedro Lancastre. As rendas prime médias em centros comerciais e no comércio de rua não sofreram grandes alterações.
Mais lidas
O Negócios recomenda