Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Auchan aliena 50% da galeria comercial do Alegro Setúbal a fundo do Alasca

A galeria comercial, que fez um ano de existência este mês de Novembro após um investimento de 70 milhões de euros, vai ter como novo dono um fundo de investimento estatal do Alasca.

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 16 de Novembro de 2015 às 08:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O grupo francês Auchan, que está presente em Portugal desde a década de 90 (via Companhia Portuguesa de Hipermercados), que opera sob as marcas Jumbo e Pão de Açúcar, e os centros comerciais marca Alegro, decidiu alienar 50% da área comercial Alegro Setúbal.

De acordo com o anúncio da Autoridade da Concorrência, publicado esta segunda-feira, 16 de Novembro, o regulador do mercado interno foi notificado, a 6 de Novembro de 2015, da operação de concentração, que consiste na alienação de 50% de uma empresa a criar que ficará com a propriedade da galeria comercial do Alegro Setúbal.

Assim, avança a Concorrência no anúncio, a operação ocorre "por aquisição, pelo Alaska Permanent Fund (APF)" de uma "participação de 50%" de uma sociedade "a ser constituída com o objectivo de ser proprietária da galeria comercial do centro Comercial Alegro de Setúbal".

O imóvel em causa é "actualmente propriedade da Multicenco – Estabelecimentos Comerciais SA" – detida pelo grupo Auchan, através da sua filial imobiliária Immochan.

O APF, "detentor da APF European Holding BV", é "um fundo constitucional" do Alasca, "para gerir os activos do APF e de outros fundos do estado do Alasca designados por lei, através dos funcionários e directores da Alaska Permanent Fund Corporation, empresa pública e organismo do estado do Alasca", adianta ainda o anúncio da Concorrência.

O Alegro Setúbal foi inaugurado a 11 de Novembro de 2014, tendo representado um "investimento global de 110 milhões de euros, dos quais 70 milhões" resultaram da "reconversão da Galeria Comercial Jumbo", anunciou na altura a Auchan Portugal em comunicado. A previsão de emprego, então, era de "1.000 postos de trabalho directos e 500 indirectos".

Com presença directa e autónoma da área de distribuição alimentar em Portugal, a imobiliária Immochan é também a gestora da galeria comercial (17 lojas) do recente Jumbo de Sintra, inaugurado na passada semana, a 12 de Novembro.

A última unidade da Auchan Portugal Hipermercados, em Sintra, representou um investimento de 26 milhões de euros e criou "mais de 350 postos de trabalho", segundo nota do grupo às redacções. Tem ainda em anexo um posto de combustível

Ver comentários
Saber mais Auchan Jumbo Pão de Açúcar Immochan
Mais lidas
Outras Notícias