pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Aumenta a oferta residencial no Grande Porto

Ao longo do terceiro trimestre de 2007, o stock de alojamentos em oferta na Área Metropolitana Porto apresentou uma taxa de crescimento de 8,9%, de acordo com as estatísticas Confidencial Imobiliário/LardoceLar.com.

11 de Março de 2008 às 14:33

Aumenta a oferta residencial no Grande Porto

Ao longo do terceiro trimestre de 2007, a oferta residencial na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), analisada através das estatísticas Confidencial Imobiliário/LardoceLar.com, teve um aumento quer no que respeita ao segmento de fogos novos que no de habitações usadas. O stock de alojamentos em oferta na AM Porto ao longo do trimestre apresentou uma taxa de crescimento de 8,9%, sendo o concelho da Maia a dar o maior contributo para este crescimento. O incremento verificado durante o trimestre ficou a dever-se, sobretudo, aos concelhos mais pequenos. Os municípios de Gaia e do Porto, que no início do trimestre representavam cerca de 50% do volume em oferta da área metropolitana, vêem essa representatividade reduzir-se, em benefício dos aumentos apurados nos outros concelhos da AM Porto.

As subidas na oferta residencial devem-se na sua maioria ao crescimento do segmento de alojamentos usados. Em todos os concelhos a taxa de crescimento deste segmento foi superior à dos alojamentos novos, com excepção de Espinho, onde o volume de fogos novos em oferta cresceu de forma mais acentuada quando comparada com o segmento dos usados.

Analisando o comportamento da oferta de alojamentos novos, verifica-se que os concelhos com maior dinâmica de crescimento são Matosinhos e Porto, ao serem responsáveis por aproximadamente metade dos registos de alojamentos novos inseridos no stock residencial ao longo do trimestre.

O segmento de mercado dos usados alarga-se durante o trimestre, crescendo de forma mais significativa na Maia e em Matosinhos, com mais de 40% dos fogos usados colocados no mercado no decorrer do 3º trimestre.

Na oferta de alojamentos na área metropolitana predominam os fogos usados, com 35,7 mil habitações. Cerca de ¼ dos fogos usados em oferta estão no concelho de Vila Nova de Gaia, com cerca de 8,8 mil habitações usadas. Os alojamentos novos (ou como novos) registados na oferta do terceiro trimestre ascendiam a 21,9 mil. Metade da oferta destas habitações concentra-se em Vila Nova de Gaia e no Porto.

Fonte: Confidencial Imobiliário/Lardocelar.com

Publicidade
C•Studio