Bluesteel vai investir 10 milhões numa conversão de luxo do antigo Tribunal da Maia
A imobiliária de Famalicão adquiriu a um fundo da CGD as antigas instalações judiciais, devolutas há vários anos, que vão ser transformadas num empreendimento chamado Domus Maia Center. Terá habitação de luxo e dois espaços comerciais.
Fundada em 2010, em Famalicão, para atuar no mercado imobiliário como empresa especializada em construção para a indústria, a Bluesteel Investimentos foi a responsável, por exemplo, pela reabilitação da fábrica de pneus Camac, ativo recentemente adquirido por um grupo britânico, que investiu 20 milhões de euros na expansão, renovação e modernização da unidade situada em Santo Tirso.
Nos últimos três anos, a Bluesteel Investimentos triplicou a sua faturação, tendo passado de três milhões de euros em 2022 para 15 milhões de euros em 2024", segundo Hélder Gonçalves, CEO da empresa. "O nosso objetivo estratégico é estabilizar a faturação anual neste patamar", aponta o empresário.
Tendo começado a operar em Famalicão no mercado residencial para a classe média, com os empreendimentos Living Natur e Avenue 74, ambos localizados na Avenida do Centenário da República, em Calendário, nos arredores da cidade famalicense, a Bluesteel Investimentos vai agora arrancar com aquele que considera o seu "primeiro grande investimento fora do concelho de Famalicão".
Trata-se da transformação das antigas instalações do núcleo da Maia do Tribunal Judicial da Comarca do Porto, que estavam devolutas há vários anos, num empreendimento batizado de Domus Maia Center, que terá habitação de luxo e dois espaços comerciais no rés-do-chão.
A Bluesteel Investimentos adquiriu as antigas instalações do tribunal ao fundo Maia Imo, gerido pela CGD, devendo o futuro empreendimento ocupar dois edifícios, sendo um reabilitado e outro totalmente reconstruído.
"Está em causa um investimento de 10 milhões de euros entre a aquisição dos dois imóveis e a reconstrução", revela Hélder Gonçalves, em comunicado.
O Domus Maia Center, localizado em frente à Câmara Municipal da Maia, será composto por um total de 32 apartamentos, espaços de estacionamento e dois espaços comerciais no rés-do-chão.
Serão 24 apartamentos de tipologia T2, com área de 100 metros quadrados, seis apartamentos de tipologia T1, com área de 70 metros quadrados, e duas "penthouses" de tipologia T4 com 270 metros quadrados cada.
Os dois espaços comerciais destinam-se a uma loja de rua com 750 metros quadrados e outra com 100 metros quadrados.
"O arranque das obras está previsto para o mês de maio, com um prazo de execução de 18 meses, pelo que o Domus Maia Center deverá estar pronto a habitar em finais de 2026", sinaliza a promotora do projeto.
A mediadora imobiliária Status Privilege, também com sede em Vila Nova de Famalicão, tem a comercialização exclusiva do empreendimento.
Mais lidas