Antigo campeão do FC Porto dá “show” na Pack4 com “cobradora de fraque” de 84 anos
Mais de duas décadas após ter pendurado os patins e criado a empresa com a mãe, Paulo Castanheira, juntamente com os seus quatro filhos, todos encantados pelo hóquei, vai abrir na Maia aquele que garante ser o maior “showroom” ibérico com equipamentos para as indústrias.
Em 1958, Américo Amorim enviou Fernando Castanheira para a região da Ásia-Pacífico durante dois anos para conhecer línguas, mercados e fazer contactos. A internacionalização da Corticeira Amorim ganhava tração com um campeão nacional de hóquei em campo.
Nove anos depois, a 12 de maio de 1967, no Porto, nascia o seu filho Paulo, que aos quatro anos se encantou pelo hóquei em patins, modalidade em que fez carreira essencialmente no FC Porto, nos anos das primeiras grandes conquistas nacionais e internacionais do clube, algo que viria a influenciar o seu percurso profissional.
Passou por outros clubes, incluindo o portuense Infante de Sagres, onde foi jogador, treinador e presidente, e servido a Seleção Nacional, na companhia de "estrelas" como Franklim, Realista, Vítor Bruno e Tó Neves, adquirindo assim "experiências organizacionais e relacionais em diversos papéis", que lhe proporcionaram "a abertura de outros horizontes", conta ao Negócios.
Filho de empresários da área do papel (embalagens), Paulo Castanheira começou a trabalhar com o pai aos 18 anos. Após ter pendurado os patins, sem "canudo", decidiu pedalar a sua própria bicicleta empresarial.
Packaging + 4 filhos = Pack4
Em 2004, divorcia-se e lança, por sua conta e risco, a Pack4. O nome da empresa é uma alusão ao "know-how" adquirido na área de "packaging" e o "4" por ser pai de quatro filhos – Marcelo, Tomás, Renato e Bernardo.
Iniciou a empresa, numa sala de 30 metros quadrados, com a sua mãe, Maria Castanheira, um técnico "e uma única carrinha comprada em segunda mão, que era usada para todos os serviços comerciais e técnicos".
Entretanto, "foi de forma natural" que os seus filhos também seguiram carreiras no hóquei em patins, "o que de alguma forma ajudou a criar uma rede sólida entre todos", mesmo quando alguns dos seus filhos jogaram em Itália e Espanha.
Enquanto jogavam, terminaram as suas licenciaturas - dividiram-se entre Marketing e Gestão -, e, "mais uma vez de uma forma natural, sem qualquer pressão", foram-se juntando no projeto profissional da família, "cada um no seu devido tempo, assumindo as suas diferentes responsabilidades no grupo de empresas da Pack4".
Já Maria Castanheira, "ainda hoje, quase com 84 anos, trabalha diariamente na empresa, ainda bem ativa na área das cobranças a clientes. É uma espécie de ‘cobradora de fraque’ em versão ‘avó’", graceja o filho.
Fatura 5 milhões, emprega mais de 40 pessoas e inaugura mega "showroom"
Apresentando-se como "líder de mercado em venda, instalação e assistência técnica para processos de produção e de embalamento industrial", a Pack4 emprega "mais de 40 profissionais" e registou no último exercício "uma faturação de cerca de cinco milhões de euros, o que representou um ligeiro crescimento face a 2023", prevendo fechar o ano em curso "com um crescimento da ordem dos 10%".
"Com um portfólio diversificado, a empresa oferece instalação e assistência técnica para processo alimentar, embalamento primário, embalamento secundário, fim de linha, automação e robótica, todos desenvolvidos pela equipa de engenharia e de projeto da Pack4", enfatiza Paulo Castanheira, cuja empresa que lidera se prepara para dar mais "um passo em frente no diz respeito à tecnologia".
A Pack4 agendou para o próximo mês a inauguração das suas novas instalações, na Zona Industrial da Maia, onde se encontrará aquele que garante ser "o maior ‘showroom da Península Ibérica com equipamentos para as indústrias com destaque para a alimentar".
Com uma área de mais de 1.200 metros quadrados, as novas instalações "pretendem aproximar as equipas, que antes estavam em três unidades industriais, no mesmo espaço, mantendo o ‘showroom’, que conta com mais de 50 máquinas em exposição, como algo importante no setor demonstrando um verdadeiro compromisso com a inovação e com a partilha desta com o cliente", sublinha o empresário.
"Este compromisso com a inovação e com o futuro do setor refletiu-se num investimento de cerca de 600 mil euros euros, sendo um reflexo da confiança no crescimento contínuo da empresa e na capacidade de responder à crescente procura por soluções de produtos e de embalagens cada vez mais sofisticadas, eficientes e amigas do ambiente", remata o CEO da Pack4.
Mais lidas