Britânica Arrow compra portuguesa Engexpor
A dona de duas dezenas de hotéis em Portugal, entre muitos outros ativos, vai tornar-se acionista maioritária da empresa de serviços de engenharia, que emprega mais de 300 pessoas.
Fundada em 1984, a Engexpor tornou-se uma empresa de referência em gestão de projetos e construção, com presença em três continentes, um efetivo superior a 300 trabalhadores e mais de 11 mil milhões de euros em volume de obras geridas, entre as quais tem em curso a gestão de construção do Plano de Melhoria Operacional do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Saída das comemorações dos seus 40 anos de vida, a Engexpor vai passar a ser controlada pelo braço português da sociedade gestora de fundos britânica Arrow Global, que gere ativos de cerca de 112 mil milhões de euros, dos quais mais de três mil milhões em Portugal, onde é dona de uma vasta paleta de imóveis e empresas, incluindo duas dezenas de hotéis, uma dezena de campos de golfe e um centro equestre.
“A Arrow Global Portugal e a Engexpor celebraram um acordo estratégico que prevê a entrada do grupo como acionista maioritário no capital da Engexpor”, anunciam, num comunicado conjunto onde referem que a operação foi assessorada pela Restart Capital, uma entidade da “private equity” britânica.
“A Engexpor junta-se ao universo da Arrow Global Portugal como um parceiro estratégico em quem confiamos e com quem mantemos uma relação de confiança. A sua competência técnica, independência e reputação no mercado fazem da Engexpor um pilar importante no reforço da nossa proposta de valor”, afirma Paulo Barradas, CEO da Restart Capital.
“Esta parceria permite-nos oferecer soluções ainda mais completas aos nossos investidores, mantendo a diversidade e agilidade que caracterizam ambas as entidades”, realça o mesmo gestor.
A Engexpor, que atua na área do imobiliário, energia, infraestruturas e indústria, além de prestar serviços de consultoria na área dos investimentos, “manterá a sua autonomia operacional”, garante a nova acionista maioritária.
Para Miguel Alegria, CEO da Engexpor, “esta parceria representa uma evolução natural para a Engexpor, com oportunidades de crescimento”.
Acreditamos na visão da Arrow Global Portugal e estamos alinhados nos valores, na ambição e no compromisso com a qualidade. Preservar a nossa independência e continuar a trabalhar com uma base diversificada de clientes nos setores onde atuamos – Imobiliário, Indústria, Energia e Infraestruturas - continuará a ser um elemento estruturante do nosso posicionamento no mercado”, promete Miguel Alegria.
(Notícia atualizada às 09:48)
Mais lidas