Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inquilinos de Lisboa propõem que alojamento local pague taxa suplementar ao condomínio

A Associação de Inquilinos Lisbonense (AIL) defendeu esta terça-feira, no parlamento, a obrigatoriedade de uma comunicação prévia à assembleia de condóminos para o alojamento local, propondo ainda "um suplemento, não superior a 20%, na contribuição regular para o condomínio".

11º Portugal
Alexander De Leon Battista
Lusa 05 de Junho de 2018 às 21:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

"Que os municípios tenham as competências necessárias e suficientes, bem como contratarem os meios adequados para poderem regulamentar", avançou o presidente da AIL, Romão Lavadinho, considerando que o enquadramento legal do alojamento local deve ser revisto, de modo a "regrar e disciplinar esta utilização, tanto em prédios de propriedade total como em condomínios".

 

No âmbito de uma audição parlamento no grupo de trabalho da Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades, o representante dos inquilinos de Lisboa sugeriu que a actividade de alojamento local em prédios de propriedade total deve ser limitada a 50%, mantendo-se as restantes em regime de arrendamento ou habitadas pelos próprios proprietários.

 

De acordo com Romão Lavadinho, é necessário também "que se diferencie claramente as regras a aplicar ao alojamento turístico em habitações ao longo da costa portuguesa, nos tradicionais períodos de férias, das regras a aplicar ao alojamento turístico em habitações nas cidades".

 

Na perspectiva do presidente da AIL, o alojamento local nos centros urbanos "implicou e implica a redução de locados para arrendamento estável e prolongado ou de habitação própria".

 

Para alterar o regime do alojamento local existem cinco projectos de lei do BE, do CDS-PP, do PCP, do PS e do PAN, defendendo todos, na generalidade, a obrigatoriedade de uma autorização por parte da assembleia dos condóminos para o exercício da actividade.

 

Neste momento, o grupo de trabalho da Temática do Alojamento Local encontra-se na fase final das audiências a entidades, associações e governantes, prevendo-se que o processo de alteração da legislação em vigor fique concluído até Junho, antes das férias parlamentares.

Ver comentários
Saber mais Lisboa Romão Lavadinho presidente da AIL Habitação Reabilitação Urbana Políticas de Cidades BE CDS-PP PCP PS PAN Temática do Alojamento Local política
Mais lidas
Outras Notícias