Santa Casa coloca nove imóveis em hasta pública por 3 milhões de euros
As propriedades, desde moradias a prédios, todas com finalidade habitacional e a precisar de obras de reabilitação, ficam nos concelhos de Lisboa, Sintra e Odivelas. Leilão acontece a 19 de novembro.

- 2
- ...
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai voltar a colocar propriedades no "martelo". Para venda em hasta pública encontra-se um conjunto formado por nove imóveis com um valor base global de 3,09 milhões de euros. Leilão acontece a 19 de novembro.
À luz da informação disponibilizada pela SCML, o "pacote" inclui propriedades distintas, desde moradias a prédios, todas a precisar de obras de reabilitação e com finalidade habitacional (embora haja dois que combinam comércio), localizadas sobretudo no concelho de Lisboa, embora haja um imóvel em Sintra e outro em Odivelas.
Os valores base dos imóveis oscilam entre os 100.518 euros e os 584.241 euros. O "campeão" em termos de preço mínimo de alienação é um prédio em propriedade total, com quatro pisos habitacionais acima do solo, com frente e acesso pela Rua Cruz de Santa Apolónia. Aliás, este é o único para o qual se exige um incremento mínimo do lanço de 5.000 euros - nos restantes oito requer-se 2.000 euros.
À luz do calendário, as visitas decorrem entre 13 e 23 de outubro, estando já disponíveis as datas e horários para cada um dos imóveis. A data limite para pedidos de esclarecimento foi fixada em 31 de outubro, enquanto o prazo para a apresentação de candidaturas termina a 18 de novembro, ou seja, na véspera do leilão, que terá lugar às 10h de 19 de novembro na Sala de Extrações da Santa Casa (no Largo da Trindade Coelho, em Lisboa).
A SCML enquadra o leilão no âmbito do seu plano de reestruturação que contempla "a medida estratégica de alienação de ativos imobiliários e participações societárias não relevantes da instituição" que - garante - "será pautado por critérios de isenção, rigor e idoneidade, ao abrigo de um processo de hasta pública devidamente regulamentado".
Neste contexto, esta será a quarta hasta pública de imóveis lançada pela SCML - a inaugural foi em dezembro de 2024 e que, segundo o Público, terá rendido 700 mil euros.
A próxima, em novembro, será, portanto, a terceira este ano, acontecendo depois do "fiasco" da segunda, em março, em que foram colocadas à venda cinco propriedades, cujas bases de licitação poderiam render ao todo pelo menos 18,5 milhões de euros, mas que resultaram na alienação de apenas uma moradia em Loures por pouco mais de 59 mil euros.
Já a primeira hasta pública de 2025, levada a cabo em janeiro, rendeu 12,9 milhões de euros, com a adjudicação de dois dos três imóveis postos no "martelo".
Em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, no início do ano, o provedor da SCML, Paulo Sousa, adiantou que o plano de reestruturação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa prevê a alienação de aproximadamente 80 milhões de euros de património.
Mais lidas