Efacec ganha contrato de “dezenas de milhões de euros” na Alemanha

A empresa adquirida pela alemã Mutares ao Estado português assinou um acordo-quadro coma germânica EnBW para o fornecimento de mais de 2.600 transformadores de distribuição ao longo dos cinco anos de contrato, “com um valor potencial de dezenas de milhões de euros”.
Rui Neves 14 de Janeiro de 2025 às 15:15

Esta terça-feira, 14 de janeiro, véspera da tomada de posse da comissão parlamentar de inquérito que vai investigar o que se passou na nacionalização e privatização da Efacec, a empresa adquirida pelo fundo alemão Mutares ao Estado português acaba de anunciar que firmou um contrato milionário com um cliente germânico.

PUB

 

"A Efacec assinou um acordo-quadro com a alemã EnBW para o fornecimento de milhares de transformadores de distribuição. Desde o início de 2024 até ao final de 2028, é previsto o fornecimento de mais de 2.600 transformadores de distribuição ao longo dos cinco anos de contrato, com um valor potencial de dezenas de milhões de euros", revela a empresa, sem detalhar o valor do contrato.

PUB

"Este acordo vem reforçar a nossa posição no mercado dos transformadores e no panorama europeu da transição energética. Estamos confiantes que esta nova parceria com a EnBW revela um potencial muito significativo para desenvolvimentos noutras áreas de negócio, estendendo-se a outros produtos como os transformadores de potência, ou até mesmo a outras empresas do grupo Efacec", sinaliza Michael Silva, CCO do grupo sediado em Matosinhos.

O acordo celebrado com a Energie Baden-Württemberg (EnBW), empresa de energia detida maioritariamente e em partes iguais pelo Estado e pelos distritos reunidos na OEW (Zweckverbund Oberschwäbische Elektrizitätswerke), enquadra-se "na estratégia de longo prazo da Efacec de construir parcerias com as principais ‘utilities’ europeias, assegurando encomendas regulares de transformadores de distribuição durante um longo período", explica a empresa detida pela Mutares.

PUB

 

Uma conquista que "reflete ainda a capacidade da empresa portuguesa em cumprir com sucesso processos de qualificação técnica altamente exigentes com os seus transformadores de distribuição", realça, enfatizando que, "uma vez mais", a Efacec "conseguiu demonstrar a sua capacidade de responder às mais exigentes especificações técnicas e de qualidade nos mercados europeus, refletindo o ‘know-how’ especializado das suas equipas e que se encontra incorporado nos seus produtos e soluções tecnológicas".

PUB

Já a EnBW considera que o acordo celebrado com a Efacec "é um passo fundamental" para o reforço da sua infraestrutura de distribuição.

 

PUB

"Com este acordo, estamos a associar-nos a uma empresa que se caracteriza por um desempenho técnico estável e de elevada qualidade, bem como pela sua fiabilidade. A entrega de mais de 2.600 transformadores de distribuição irá ajudar-nos a modernizar as nossas redes, bem como a atingir os nossos objetivos de sustentabilidade", refere Lilia Bernau, responsável da EnBW.

 

PUB

"Estamos confiantes de que esta parceria não só aumentará a nossa eficiência, como contribuirá significativamente para a transição energética na Alemanha, à medida que trabalhamos em conjunto para um futuro com impacto neutro no clima", conclui Lília Bernau.  

Sediada em Karlsruhe, no estado alemão de Baden-Württemberg, a EnBW serve mais de cinco milhões de clientes B2B e B2C, tem mais de 28 mil trabalhadores e fechou 2023 com um volume de negócios de mais de 44,4 mil milhões de euros.

PUB

 

Coatada em bolsa, a EnBW é a terceira maior empresa de energia da Alemanha e prevê alcançar a neutralidade climática até 2035.

(Notícia atualizada às 15:31)

PUB
Pub
Pub
Pub