Gigante de Braga chega aos 1.000 milhões e foi à alemã Leica contratar um CEO

Pedro Oliveira, que foi durante 15 anos administrador da fábrica da multinacional em Famalicão, é o novo CEO da Casais Industries, braço industrial da Casais, um dos cinco maiores operadores do setor da construção em Portugal, que emprega mais de 6.500 pessoas.
Pedro Oliveira é o novo CEO da Casais Industries.
Leica
Rui Neves 22:02

Em 1973, a família Leitz decidiu abrir uma fábrica em Vila Nova de Famalicão para gerir o aumento da produção dos produtos Leica.

A unidade portuguesa, que arrancou com meia dúzia de trabalhadores, começou por montar apenas microscópios, com o grupo a assumir que esta deslocalização foi ditada pelo aumento dos custos de produção na Alemanha.

PUB

A fábrica famalicense viria a dar nome à sua rua.

E foi na Rua da Leica, onde cria aparelhos óticos de vanguarda (peças individuais, componentes e/ou subgrupos para objetivas e/ou máquinas fotográficas, binóculos e miras telescópicas destinados à ótica desportiva), que celebrou, em setembro de 2023, o seu 50.º aniversário, com 800 funcionários e um volume de negócios de 82 milhões de euros por ano.

Entretanto, a fábrica de Famalicão da multinacional germânica viu sair Pedro Oliveira, administrador da empresa durante mais de 15 anos, para o grupo bracarense Casais.

PUB

“É com enorme entusiasmo que partilho convosco que me juntei ao grupo Casais, assumindo a função de CEO da Casais Industries”, revelou Pedro Oliveira na sua conta de LinkedIn.

“Contribuir para a disrupção e transformação do setor da construção”

“No grupo Casais, a família, as pessoas, a experiência e a tradição na construção, aliadas ao espírito de inovação, ao propósito e à aceleração da construção industrializada, despertaram em mim uma verdadeira paixão por poder contribuir para a disrupção e transformação do setor da construção”, afirma o gestor minhoto, licenciado em Engenharia de Materiais pela Universidade do Minho.

PUB

“Com total compromisso com a consolidação e expansão do eixo industrial do grupo, pretendo impulsionar a colaboração interdisciplinar e promover a criação de valor e a inovação nos diferentes negócios desta área: Industrialização & Offsite, Madeira, MEP, Geotecnia e Facility Management. Temos muitos desafios pela frente e um enorme potencial que precisamos de concretizar”, sinaliza o novo CEO da Casais Industries.

“Estou também muito entusiasmado com os próximos passos e com a forma como a construção industrializada pode transformar a cadeia de valor, desbloquear eficiência, aumentar a qualidade do produto final e contribuir para um mundo melhor, muito mais sustentável”, remata Pedro Oliveira, natural de Cabeceiras de Basto.

PUB

“Cada euro representa uma escolha consciente de trabalhar connosco”

Fundada a 23 de maio de 1958, a Casais é atualmente um dos cinco principais grupos do setor da construção em Portugal, operando num total de 18 países: Portugal, Angola, Alemanha, Áustria, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), EAU (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Países Baixos, Moçambique, Marrocos, Reino Unido, Qatar.

“Em 2025 atingimos 1.000 milhões de euros de volume de negócios. Podemos olhar para este número como um voto de confiança dos nossos clientes. Cada euro representa uma escolha consciente de trabalhar connosco. No total, são mil milhões de escolhas que confirmam relevância, credibilidade e responsabilidade acrescida”, enfatizou António Carlos Rodrigues, CEO do grupo Casais, na abertura da 16.ª reunião de quadros deste universo empresarial, que decorreu no passado dia 5 no Forum Braga.

PUB

O grupo Casais tinha fechado o exercício de 2024 com uma faturação agregada de 836 milhões de euros, dos quais 335 milhões nos mercados internacionais.

Pub
Pub
Pub