pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Altri fecha compra de 58,7% da suíça AeoniQ

A aquisição, que vai permitir ao grupo português reforçar a aposta no setor das fibras têxteis sustentáveis, tinha sido anunciada a 1 de julho. O valor do negócio não foi divulgado.

A primeira unidade industrial AeoniQ do mundo será construída na fábrica de fibras da Caima.
A primeira unidade industrial AeoniQ do mundo será construída na fábrica de fibras da Caima.
23 de Julho de 2025 às 12:00

A Altri anunciou esta quarta-feira ter concluído a aquisição de 58,7% da empresa suíça AeoniQ, que lhe permite reforçar aposta no setor das fibras têxteis de base sustentável.

Em comunicado, o grupo português, que tinha anunciado a celebração de um acordo para a - sem avançar valores -  revela agora que “concluiu a aquisição de 58,7% da AeoniQ". A HeiQ Materials AG, a Boss e a MAS Holdings mantêm-se como co-investidores na empresa e após a concretização da aquisição a The Lycra Company mantém, igualmente, os direitos exclusivos de distribuição.

Este investimento inclui a realização de um aumento de capital que permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ, reforçando a sua visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental”, frisa a Altri, explicando que “a AeoniQ, uma spin-off cleantech suíça da HeiQ Materials AG, desenvolveu o primeiro filamento celulósico biodegradável e com impacto climático positivo do mundo, projetado para substituir o poliéster e o nylon”.

A aquisição vai permitir o desenvolvimento da primeira unidade industrial AeoniQ do mundo, que será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância. A construção está prevista para ter início durante 2026, com uma capacidade inicial de 1.750 toneladas por ano.

Como já tinha sido anunciado, para além das linhas piloto já existentes na Áustria, será lançada uma unidade pré-industrial em Portugal no início de 2026 para acelerar os protótipos, parcerias com marcas e coleções cápsula.

“A AeoniQ passará a beneficiar da integração vertical da fibra de eucalipto até ao fio acabado, prevendo-se posteriormente a incorporação de matérias-primas recicladas como resíduos têxteis de algodão, resíduos agrícolas e celulose bacteriana derivada de desperdício alimentar”.

Sobre esta aquisição, o CEO da Altri, José Soares de Pina, afirma no comunicado que, “para além de diversificar as nossas operações, reforça a presença da Altri no setor das fibras têxteis sustentáveis, abrindo novas avenidas de criação de valor para os diferentes stakeholders do grupo”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio