Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações impulsionam volume de negócios da indústria

O volume de negócios da indústria portuguesa cresceu 2,9% em Março face ao mesmo mês de 2014, impulsionado pela produção destinada ao mercado externo, que avançou 7,4% em termos homólogos.

Rita Faria afaria@negocios.pt 11 de Maio de 2015 às 11:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O volume de negócios da indústria portuguesa cresceu 2,9% em Março face ao mesmo mês do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 11 de Maio.

 

Esta evolução, que se segue a uma subida de 0,2% em Fevereiro, foi impulsionada, sobretudo, pela produção destinada ao mercado externo, que cresceu 7,4% em termos homólogos.

 

Os agrupamentos de energia e de bens intermédios foram determinantes na evolução do índice deste mercado. O sector da energia mais do que duplicou a produção com destino para o exterior (123,6%), já o agrupamento de bens intermédios registou um aumento de 4,8%. Já o índice do agrupamento de bens de consumo registou um crescimento de 4,5% em Março, que compara com uma diminuição de 0,8% no mês anterior.

 

Em sentido inverso, os bens de investimento passaram de uma variação positiva de 0,4% em Fevereiro, para uma queda de 6,8% em Março.

 

Já a produção destinada ao mercado nacional apresentou uma diminuição de 0,5%, uma redução menos intensa em um ponto percentual do que a observada no mês anterior. Esta variação foi determinada pelo agrupamento de energia, cujo índice diminuiu 6,6% em Março.

 

Em termos homólogos, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas apresentaram crescimentos de 1,4%, 3,9% e 3,2% em Março, respectivamente (o que compara com variações de 1,4%, 2,4% e -2,2% no mês anterior).

 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística economia negócios e finanças indústria volume de negócios
Mais lidas
Outras Notícias