pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bosch de Aveiro ganha produção à Alemanha e à Suécia

O grupo alemão arranca em janeiro com a produção de um novo modelo integrado para sistemas de bomba de calor, num projeto onde investiu dois milhões de euros e que “permitirá que Aveiro passe a produzir também equipamentos anteriormente fabricados na Alemanha e na Suécia”.

11:16

Presente desde 1911 em Portugal, onde fechou 2024 com uma faturação de 2,4 mil milhões de euros e cerca de sete mil trabalhadores, distribuídos pelas fábricas de Braga, Aveiro e Ovar, a que acresce um centro de serviços em Lisboa, a Bosch tem vindo, no último ano, a perder alguma força no nosso país.

Após ter vendido a unidade de Ovar à “private equity” germano-sueca Triton, levando à saída do seu balanço de 1.100 trabalhadores, a Bosch Portugal colocou em “lay-off”, durante quase um mês, cerca de 2.500 dos seus 3.300 funcionários da fábrica de Braga, depois de ter já dispensado cerca de 300 este ano.

Entretanto, a Bosch volta a reforçar o negócio da unidade de “HomeConfort” na unidade de Aveiro no mercado das soluções de climatização sustentável, com o lançamento de um novo modelo integrado para sistemas de bomba de calor, “cuja produção arrancará em janeiro”, anuncia a multinacional, em comunicado.

“Para viabilizar este projeto, a Bosch investiu cerca de dois milhões de euros na instalação de uma nova linha de produção equipada com tecnologia de última geração, garantindo elevados padrões de eficiência e flexibilidade industrial”, realça a Bosch Portugal.

Esta nova bomba de calor, uma unidade interior com tanque integrado - amplia o portefólio de soluções elétricas para climatização e água quentes sanitárias da Bosch.

“Com esta inclusão, a fábrica de Aveiro passa a oferecer uma gama ainda mais abrangente dentro das soluções de bombas de calor”, enfatiza a Bosch, explicando que “este novo equipamento é a unidade hidráulica e de controlo que integra o sistema completo de bomba de calor, distinguindo-se pela presença de um tanque integrado”

De resto, conclui, “a integração num único módulo simplifica e acelera o processo de instalação no cliente final, oferecendo uma alternativa mais compacta e eficiente face às soluções tradicionais em que a unidade hidráulica e o tanque são separados”.

 “Este investimento em Aveiro não só reforça a nossa capacidade de produção e inovação, como demonstra a confiança do grupo Bosch no talento das nossas equipas. Estamos a criar soluções mais eficientes e integradas, mantendo-nos na vanguarda da tecnologia de bombas de calor,” afirma Jónio Reis, administrador da Bosch em Aveiro.

Para além de representar um marco adicional na consolidação de Aveiro como um dos polos estratégicos do grupo Bosch na área das bombas de calor, tanto a nível de desenvolvimento como de produção, a introdução deste novo produto “contribui também para a criação de novos postos de trabalho, tanto na fábrica como noutras áreas, como por exemplo, na engenharia de produção e logística, refletindo o crescimento sustentado da unidade de Aveiro e o aumento da sua capacidade produtiva”, sublinha, sem revelar o número de empregos criados.

Por outro lado, destaca a Bosch, “esta operação com a produção da nova bomba de calor permitirá que Aveiro passe a produzir também equipamentos anteriormente fabricados na Alemanha e na Suécia”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio