Germano-sueca constrói nova fábrica na ex-Bosch de Ovar
Detida pela “private equity” Triton, a Keenfinity inaugura a 5 de dezembro a nova área produtiva, equivalente a 14 campos de ténis, no complexo industrial adquirido há um ano à Bosch e onde emprega mais de mil pessoas, numa cerimónia que contará com a presença de Luís Montenegro.
- 1
- ...
No final do ano passado, a Bosch anunciava que tinha chegado a acordo com a “private equity” germano-sueca Triton para a venda da sua divisão de Building Technologies, abrangendo três unidades de negócio – Vídeo, Controlo de Acesso e Intrusão, e Comunicação -, numa transação que incluía a unidade da fabricante alemã em Ovar.
1 de julho deste ano a nova dona revelava que a operação tinha sido concluída, passando este negócio a ser operado por uma empresa independente dentro do seu portefólio, a qual foi batizada de Keenfinity.
Com quatro unidades de produção e centros de distribuição adjacentes localizados em Straubing (Alemanha), Hermosillo (México), Zhuhai (China) e Ovar, a Keenfinity emprega aproximadamente 4.200 pessoas, das quais mais de mil na fábrica portuguesa.
A oferta da Keenfinity inclui sistemas de vídeo inteligentes de última geração, tecnologia avançada de controlo de acessos e alarmes de intrusão, assim como sistemas de comunicação das prestigiadas marcas Bosch, Electro-Voice, Dynacord, RTS e Telex, tendo fechado o exercício de 2024 com receitas de mil milhões de euros.
Quatro meses depois de ter assumido o comando da fábrica em Ovar, a Keenfinity anuncia que vai inaugurar na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, uma nova fábrica no complexo ovarense, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
“A nova área produtiva, com 3.800 metros quadrados – equivalente a 14 campos de ténis –, reforça a capacidade da Keenfinity para responder a novos mercados, duplicar o volume de vendas e criar empregos altamente qualificados, elevando a equipa para além dos atuais 1.000 colaboradores, dos quais mais de um terço em I&D”, realça a empresa, em comunicado.
Para além da inauguração da nova área produtiva da sua fábrica EMS (Electronics Manufacturing Services) em Ovar, o evento será também aproveitado para a Keenfinity fazer a apresentação dos resultados do projeto de “Sensitive Industry”, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
Com uma duração de quatro anos, iniciado em 2021 no âmbito do programa Portugal 2020 e cofinanciado pelo programa Compete, num investimento total de 10 milhões de euros, o projeto Sensitive Industry “permitiu o desenvolvimento de um sistema de gestão industrial de nova geração, baseado em componentes inteligentes e tecnologias IoT e ciberfísicas para decisões em tempo real”, explica a Keenfinity.
“Através de plataformas computacionais avançadas e arquitetura digital ‘twin’, esta solução permite operações sincronizadas, automação e insights estratégicos para aumentar a eficiência e a qualidade”, afiança a empresa, adiantando que “os primeiros protótipos já estão em utilização na fábrica da Keenfinity em Ovar”.
(Notícia atualizada às 19:00)
Mais lidas