Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo associa-se a empresas para delinear estratégia para a indústria

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, adiantou esta terça-feira que o Governo criou um “comité estratégico”, bem como grupos de trabalho para debater medidas e identificar prioridades no sector industrial.

Miguel Baltazar/Negócios
Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 19 de Abril de 2016 às 14:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Governo associou-se a empresas como a Altice, a Bosch, a Google, a Huawei, a Siemens e a Volkswagen para a criação de um comité estratégico "que se reúne pelo primeira vez esta semana em torno do tema Indústria 4.0", avançou esta terça-feira, 19 de Abril, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos (na foto).


A estas empresas juntam-se entidades como a Cotec, a CIP, o IAPMEI e o Turismo de Portugal. O governante salientou que "depois de termos aprendido com a análise rigorosa que fizemos ao trabalho que outros países fizeram, agora é hora de perceber as necessidades concretas das empresas portuguesas".

E para isso, o Executivo, "está a criar grupos de trabalho para o sector automóvel, moldes, retalho e moda, turismo e da agro-indústria. Daqui a dois dias quatro grupos irão começar a trabalhar sob a coordenação do Ministério da Economia para propor medidas a identificar prioridades no âmbito da Indústria 4.0", salientou o secretário de Estado. 


João Vasconcelos, que falou no Porto, durante a conferência "Competitividade em Portugal", organizada pelo Negócios e pela EY, adiantou que a primeira reunião destas estruturas terá lugar na próxima quinta-feira, 21, na fábrica da Vista Alegre.


O governante revelou ainda que estes grupos são "compostos exclusivamente por empresários, de grandes empresas a start-ups". E recordou que "esta é a primeira revolução industrial em que a nossa localização não importa".


João Vasconcelos elogiou o comportamento das start-ups portuguesas e deu conta da sua capacidade de criar emprego e avançar com a internacionalização. Entre os exemplos que deu, de como as tecnologias estão a mudar o mundo, o secretário de Estado falou da marca de calçado Luís Onofre, que já vende mais na loja online do que na física, em Lisboa.

Ver comentários
Saber mais Governo Bosch Google Huawei Siemens Volkswagen João Vasconcelos
Mais lidas
Outras Notícias