pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Guerra indo-americana entre gigantes de tratores travada com acordo extrajudicial

O divórcio litigioso entre a indiana TAFE e a americana AGCO tomou um novo rumo, com a TAFE - representada em Portugal pela Auto-Industrial – a acordar a recompra dos 20,7% que a AGCO detém no seu capital e a não ultrapassar a sua participação acionista de 16,3% na AGCO.

TAFE recompra parte da AGCO, num acordo extrajudicial
TAFE recompra parte da AGCO, num acordo extrajudicial
10 de Julho de 2025 às 11:00

A guerra entre a indiana Tractors and Farm Equiment (TAFE) e a norte-americana AGCO, duas das maiores fabricantes mundiais de tratores e equipamentos agrícolas, em torno da marca registada Massey Fergunson, chegou aparentemente ao fim.

A TAFE anunciou esta quinta-feira, 10 de julho, que alcançou um acordo abrangente e resolução com a AGCO sobre todas as matérias relativas a direitos de marca, questões comerciais e participação acionista, pelo que “todos os processos legais em curso serão irrevogavelmente e incondicionalmente retirados”.

“Será requerida uma sentença homologatória por acordo nas três ações relativas à marca Massey Ferguson, atualmente pendentes no Tribunal Superior de Madras, na Índia”, avança a TAFE.

O acordo entrará em vigor “após a conclusão, pelas duas partes, de processos governamentais e outros procedimentos na Índia relacionados com a recompra das ações detidas pelo grupo norte-americano na companhia indiana”, explica o grupo sediado em Chennai.

Principais pontos do acordo firmado entre a TAFE e a AGCO:

- A propriedade da marca Massey Ferguson passará a pertencer à TAFE como única e exclusiva detentora para a Índia, Nepal e Butão, incluindo todos os direitos, títulos e interesses na “Massey Ferguson” e marcas relacionadas, bem como todo o goodwill associado;

- A TAFE irá recomprar as ações da AGCO na TAFE, que representam 20,7% do capital social da TAFE, por um valor de 260 milhões de dólares [222 milhões de euros], tornando assim a TAFE uma subsidiária integral do Grupo Amalgamations, um conglomerado industrial diversificado com sede em Chennai, Índia;

- A TAFE manterá a sua participação acionista de 16,3% na AGCO, não podendo ultrapassar esta percentagem, participando no programa de recompra de ações da AGCO de forma a manter a sua participação proporcional, sujeita a determinadas exceções;

- A TAFE apoiará a AGCO, votando com as suas ações a favor de todas as recomendações do Conselho de Administração da AGCO nas assembleias de acionistas, sujeita a determinadas exceções;

- A TAFE continuará a ser um investidor de longo prazo na AGCO, através de interações periódicas planeadas com a liderança da AGCO;

- Todos os acordos comerciais entre a TAFE e a AGCO serão mutuamente revogados; a TAFE honrará as encomendas pendentes e continuará a fornecer peças para todos os mercados nos termos acordados.

“Ao entrarmos numa nova era no crescimento da TAFE, reconhecemos e valorizamos a longa parceria que tivemos com a AGCO e continuaremos a apoiar a AGCO como acionista comprometido”, afirma Mallika Srinivasan, chairman da TAFE.

“A TAFE e a Massey Ferguson têm sido sinónimos na mente dos clientes indianos há mais de 65 anos. Reafirmamos o nosso compromisso com a transformação da agricultura indiana através dos nossos produtos inovadores, soluções e serviço à comunidade agrícola da Índia”, promete Mallika Srinivasan.

A TAFE vende anualmente mais de 180 mil tratores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio