Preços na produção industrial seguem em rota ascendente em agosto
O índice de preços na produção industrial registou uma variação homóloga de 22,4%, superior em 2,2 pontos percentuais ao valor de julho.
O índice de preços na produção industrial registou um aumento homólogo de 22,4% em agosto, 2,2 pontos percentuais (p.p) inferior ao observado em julho, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A evolução dos preços da energia e dos bens intermédios continuou a ser significativo para o crescimento do índice total. Sem estes indicadores, a subida do índice seria de 11,3%.
Os contributos mais expressivos para a variação do índice vieram, assim, dos agrupamentos de energia e de bens intermédios, que contribuíram 10,2 p.p e 7,4 p.p, respetivamente, em resultado de crescimentos de 49,7% e 19,7%, mas ainda assim inferiores ao observado no mês anterior.
"Nos últimos meses tem-se verificado uma tendência de abrandamento no crescimento dos preços dos vários agrupamentos, mais marcada na Energia e Bens Intermédios, com exceção dos Bens de Consumo, que têm apresentado perfil oposto", indica o INE.
Já a secção das indústrias transformadoras registou um aumento homólogo de 23,4%, contribuindo com 20,7 p.p. para a variação do índice total. A secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou uma taxa de crescimento homólogo de 17%, originando um contributo de 1,6 p.p", aponta o instituto de estatística.
Mais lidas