Amazon no top 5 das marcas mais valiosas, McDonald's desliza no ranking
As dez principais marcas mundiais apresentam um valor global de 1,43 biliões de dólares, comparado com 1,25 biliões de dólares em 2017.
PUB
O ranking da BrandZ deste ano, que apresenta as 100 marcas mais valiosas do globo, volta a colocar a Google como a companhia com maior avaliação - estimada em 245,58 mil milhões de dólares, seguida dos 234,6 mil milhões da Apple.
É o segundo ano consecutivo em que o motor de busca fica acima da empresa da maçã em termos de valor. Mas, no que diz respeito ao resto do ranking, a edição de 2017 traz novidades.
Desde logo, a Amazon, o gigante do comércio online, que passa a integrar o top 5 - fica em quarto lugar, subindo três posições e avaliada em 139,3 mil milhões de dólares - enquanto da China chega ao top 10 a Tencent. No ano passado, o portal de internet estava em 11.º lugar. Passa agora para oitavo, com um valor associado de 108,3 mil milhões de dólares.
PUB
Nas quedas, o destaque vai para a AT&T - a operadora cai dois lugares - e para a Verizon, que deixa o top 10. A continuar a deslizar está a McDonald's: embora tenha engordado em termos de valor (passou de 88,65 mil milhões de dólares em 2016 para 97,72 mil milhões) caiu uma posição e fecha a tabela em décimo lugar.
O valor das 100 principais marcas aumentou 8% em relação ao ano passado, valendo agora em conjunto 3,64 biliões de dólares. As cinco tecnológicas mais bem posicionadas são responsáveis, em conjunto, por 25% do total do valor das 100 marcas mais valiosas.
Este é o 12.º ano de publicação do ranking BrandZ, divulgado pela WPP e pela Kantar Millward Brow. Os resultados baseiam-se em inquéritos realizados junto de mais de três milhões de consumidores.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda