Luxemburgo e Espanha emitiram alertas sobre grupo que detém a Global Media
Apesar de ter sido liquidada e eliminada do registo comercial suíço a 25 de julho de 2022, a gestora de investimentos Union Capital Group, com sede em Genebra e especializada em mercados de capitais - responsável pelo fundo World Opportunity Fund, que passou a controlar a Global Media Group (GMG) em novembro -, continua a axercer a sua atividade através de filiais em todo o mundo, avança o Público esta quarta-feira.
PUB
A Union Capital Group foi também visada por várias autoridades europeias, como a Comissão de Vigilância do Setor Financeiro (no Luxemburgo) a lançar em 2018 um alerta público internacional "sobre as atividades de uma entidade denominada United Capital Group", sublinhando tratar-se de uma entidade "desconhecida" sem "autorização para prestar serviços financeiros no Luxemburgo".
Em 2022, a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNVM) de Espanha referenciou também a entidade, alertando que a mesma não está registada nem autorizada a "prestar serviços de investimento".
PUB
Soma-se ainda o facto de o fundador deste grupo fundado em 2006 (o francês Clément Ducasse) estar referenciado nos Paradise Papers e Bahama Leaks.
É com Ducasse que José Paulo Fafe, atual CEO da GMG, lida diretamente e trata das questões relacionadas com o grupo que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo, entre outros. A sociedade que gere um capital de 34 mil milhões tornou-se entretanto num gigante aglomerado empresarial internacional, com o mesmo nome, que inclui também uma instituição bancária chamada Capital Union Bank (criada em 2013), com sede no paraíso fiscal das Bahamas.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Serviços financeiros Investimentos Crédito e dívida Empresas Luxemburgo Bahamas Espanha Paradise Lawrence Howell Jornal de Notícias Capital Group TSF Rádio Notícias O Jogo Opportunity Fund Global Media Group Diario de NoticiasA outra guerra
O Nobel da Economia de 2025
Mais lidas
O Negócios recomenda