pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Associação Nacional de Municípios critica Vasp por avaliar ajustamentos na distribuição de jornais

Posição da ANMP surge depois de a empresa ter ameaçado abandonar a distribuição diária de jornais em oito distritos do país, citando a situação financeira que a empresa atravessa, com a quebra de vendas e o aumento significativo dos seus custos operacionais.

Jornais.
Jornais. Luís Guerreiro
20:07

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) entende que a decisão da Vasp de analisar a necessidade de fazer ajustamentos na distribuição diária de jornais em oito distritos do país “colocará em causa o direito à informação e o exercício integral da cidadania, agravando as desigualdades territoriais”, refere a associação em comunicado.

nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, citando a situação financeira que a empresa atravessa, com a quebra de vendas e o aumento significativo dos seus custos operacionais.

“A verificar-se tal situação, a mesma colocará em causa o acesso à informação, uma vez que haverá zonas do país que ficarão excluídas das rotas de distribuição da imprensa, que até agora é assegurada em todo o território”, acrescentou a ANMP na mesma nota.

A associação avança ainda que “discorda absolutamente da assunção deste tipo de medidas, por colocar em causa o acesso à informação por parte de todos os cidadãos independentemente da região onde residam”, referindo que tal situação penaliza “ainda mais os territórios de baixa densidade que sofrem já de problemas acrescidos relativamente aos restantes, devido à redução contínua de serviços essenciais às populações”.

Assim sendo, “a ANMP acompanha a contestação dos municípios e das populações envolvidas e interpela o Governo a garantir os meios e os mecanismos que assegurem a distribuição de imprensa em todo o território nacional”, conclui a associação no comunicado enviado às redações.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio