Snoopy e Charlie Brown passam para mãos japonesas. Sony é a nova dona
A empresa japonesa anunciou que vai adquirir 41% da Peanuts Holdings - que detém os direitos de propriedade intelectual do cartoonista Charles Schulz - por cerca de 390 milhões de euros, aumentando a sua posição para 80%.
A Sony vai assumir uma participação maioritária na Peanuts Holding, dona das icónicas personagens de banda desenhada Snoopy e Charlie Brown. A empresa japonesa anunciou no final da semana passada que iria adquirir 41% da Peanuts Holdings - que detém os direitos de propriedade intelectual do cartoonista Charles Schulz - à canadiana WildBrain por 630 milhões de dólares canadianos (cerca de 390 milhões de euros ao câmbio atual).
A Sony tem vindo a aumentar a sua posição na Peanuts Holdings desde que começou a investir na empresa em 2018 e, com o acordo anunciado, aumenta a sua participação total para 80%. A família Schulz continuará a deter os restantes 20%.
O negócio marca a mais recente medida tomada pela Sony no âmbito de uma mudança estratégica assumida pela gigante tecnológica, que procura agora virar o seu foco para as áreas do entretenimento e da criação de conteúdo original.
“Com esta participação adicional, estamos entusiasmados por poder elevar ainda mais o valor da marca ‘Peanuts’, aproveitando a extensa rede global e a experiência coletiva do Grupo Sony”, disse Shunsuke Muramatsu, diretor executivo da Sony Music Entertainment, citado pelo Financial Times. Já o CEO da WildBrain referiu, por sua vez, que “a Sony tem sido um excelente parceiro da marca ‘Peanuts’ há muitos anos, e temos a certeza de que Charlie Brown, Snoopy e os restantes estão em boas mãos”, escreveu o presidente e diretor-executivo da WildBrain, Josh Scherba.
A personagem Snoopy tem uma longa história no Japão e foi uma das principais inspirações por trás da criação da Hello Kitty. A icónica banda desenhada Peanuts surgiu pela primeira vez publicada em jornais no ano de 1950.
“Peanuts é incrivelmente popular no Japão desde os anos 60, e a popularidade de Snoopy inspirou diretamente a criação da Hello Kitty, por isso, há uma grande simetria em ver uma empresa japonesa adquirir a marca”, disse ao jornal britânico Matt Alt, especialista na área do entretenimento japonês.
Mais lidas