Negócios, falências e avisos. Estas foram as notícias mais lidas em 2025

Um ano em revista pelas empresas, pelos mercados e pela economia.
José Coelho/Lusa
Negócios 03 de Janeiro de 2026 às 10:00

Reforma da lei laboral. Aquisições de imobiliário. A bolha da inteligência artificial. Bónus nas pensões. As poupanças das famílias portuguesas. Há de tudo um pouco nas histórias mais lidas no site de Negócios ao longo de 2025 e que, à sua maneira, contribuíram para definir o ano económico e financeiro em Portugal.

Leia ou releia algumas das notícias mais lidas ao longo de 2025, aqui em baixo listadas sem uma ordem específica.

PUB
Miranda Sarmento, ministro das Finanças, prevê crescimento do PIB em 2%
Mariline Alves

Estávamos em julho e o Negócios dava a conhecer as primeiras medidas do novo pacote laboral do Governo. O anteprojeto passa a determinar que o trabalho flexível, para pais com filhos com menos de 12 anos, terá em conta trabalho prestado “habitualmente” aos fins de semana ou feriados. Saúde, centros comerciais, grande distribuição, transporte aéreo ou apoio em terra são especialmente afetados.

PUB
O suplemento das pensões explicado

Também em julho, no primeiro debate do Estado da Nação do novo Governo, o primeiro-ministro anunciou a atribuição de um suplemento para as pensões em setembro. O explicador do Negócios ajudou os leitores com os detalhes da medida e os níveis de leitura mostram quão popular é o tema das pensões entre os portugueses.

PUB
Visitantes num centro comercial com lojas como a Worten

A gestora de fundos imobiliários Sogenial Immobilier adquiriu o Vida Ovar – centro comercial que nasceu no seio da falida rede Dolce Vita – à White Sand Capital Portugal, sociedade ligada ao grupo internacional controlado pelo empresário suazi Paul Friedlander.

PUB
José Coelho/Lusa

O administrador de insolvência da antiga maior construtora portuguesa, que faliu com dívidas de 526 milhões de euros, avançou em agosto com o primeiro rateio parcial, tendo 6,1 milhões de euros resultantes da venda de alguns dos parcos ativos da empresa para distribuir pelos credores.

PUB
Seat renova Ibiza e Arona, celebrando 75 anos em Ibiza com foco em carros urbanos

O Governo decidiu simplificar as regras para o pagamento do Imposto Único de Circulação e permitir que, dependendo do valor, seja pago em duas prestações. ISV também teve simplificações.

PUB
Bret Taylor, chairman da OpenAI, alerta para bolha financeira.
Thibault Camus / AP

O executivo Bret Taylor estabeleceu uma analogia com a bolha das "dotcom", do início do século, para explicar como uma tecnologia altamente valiosa também pode levar a grandes perdas. Foi um dos primeiros avisos sobre a potencial sobrevalorização das empresas do setor da IA.

PUB
Cavaco Silva apela a UE para fortalecer mercado de capitais
Tiago Sousa Dias / Medialivre

Contexto de "desordem internacional" pede que a UE aposte nos seus pontos fortes: mercado único e euro. Portugal deve ter "papel ativo" junto da UE, defendeu Cavaco Silva, numa intervenção em 2025, na qual também pediu reformas estruturais.

PUB
idosos pensionistas pensões reformas reformados
Paulo Duarte/AP

A taxa de substituição das pensões vai descer, mas não necessariamente para 40% do último salário. Ministério das Finanças, que tutela a entidade que fez os cálculos, admite limitações nesta leitura. Bruxelas tem outras projeções que variam segundo a carreira, mas mais elevadas.

PUB
Pedro Catarino

A mulher e as três filhas do empresário já falecido Ricardo Oliveira chegaram a acordo com a Parvalorem, empresa pública que ficou com os ativos tóxicos do BPN, no âmbito do processo de insolvência da SLN Valor, que era a principal acionista da dona do falido banco.

PUB
Santander vende loja Decathlon em Matosinhos à cadeia francesa de artigos desportivos
D.R.

“A decisão de vender este ativo apenas em 2025 revelou-se acertada”, considera a gestora de ativos do banco espanhol sobre a alienação daquela que é a maior loja da cadeia francesa de artigos de desporto na Península Ibérica.

PUB
Rachel e Leon Netto expandem Casa do Sono com seis lojas em Portugal
D.R.

Rachel e Leon Netto, que começaram por abrir uma loja de colchões em Alvalade, em 2018, já têm meia dúzia de lojas no país, faturam quatro milhões de euros e vão inaugurar uma “pop-up” da sua outra marca, a Euro Sofás, no UBBO. O casal quer chegar às 30 lojas em cinco anos.

PUB
Luís Guerreiro

Num momento em que as apostas digitais conquistam jogadores, a Santa Casa abriu concursos para mediadores em vários pontos do país. Procurava mil novos mediadores para chegar ao objetivo final de seis mil vendedores.

PUB
Mário Centeno nega influência no processo da Efacec
Diogo Faria Reis / Lusa - EPA

Numa sessão sobre literacia financeira, o governador do Banco de Portugal revelou ter "horror" a pagamentos automáticos e sublinhou que se devem evitar.

PUB
Estádio

A Câmara de Famalicão, que é dona do atual estádio e campo de treinos, anunciou as grandes linhas do concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do novo recinto, no quadro de uma concessão a privados por um prazo de 50 anos.

PUB
Pub
Pub
Pub