O Negócios pergunta. Concorda com o descongelamento das propinas a partir de 2026/2027?
O Negócios desafia os seus leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2026 que prevê a atualização das propinas de licenciatura.
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, coloca regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020 e passará de 697 para 710 euros, anunciou o ministro da Educação. "O Governo incluirá ainda na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2026 a atualização das propinas de licenciatura com base na taxa de inflação de 2025", acrescentou Fernando Alexandre.
Entretanto, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) manifestou a sua oposição ao aumento das propinas do ensino superior considerando que prejudica o "acesso equitativo à educação".
"O Conselho Nacional de Juventude (CNJ), enquanto estrutura representativa das organizações de juventude portuguesas, manifesta a sua oposição a esta medida, pois a mesma representa um entrave ainda maior à frequência dos estudantes no ensino superior público", refere um comunicado distribuído pela plataforma, que defende que "a eliminação das propinas é o garante do verdadeiro sistema de ensino universal e público", com "uma efetiva igualdade de oportunidades entre todos".
Concorda com o descongelamento das propinas a partir de 2026/2027?
Se já segue o nosso canal, participe neste inquérito que começou esta terça-feira, pelas 13h00. Os resultados serão revelados na próxima sexta-feira.
Se ainda não subscreveu, pode fazê-lo e participar aqui.
Mais lidas